33 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro, 2024

SES apresenta Plano de Regionalização Hospitalar

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Gestão Estratégica e da ATM (Assessoria Técnica Médica), visitou na última semana os municípios de Paranaíba e Cassilândia para apresentar o Plano de Regionalização Hospitalar, que tem como objetivo ampliar o rol de procedimentos e atendimentos de média e alta complexidade oferecidos no interior. A primeira unidade hospitalar visitada foi o Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, em Nova Andradina.

Em Paranaíba, a equipe liderada pela Superintendente de Gestão Estratégica, Maria Angélica Benetasso, e pelo titular da ATM, Dr. João Ricardo Tognini, esteve no Hospital Psiquiátrico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e na Santa Casa de Misericórdia do município. “Paranaíba é sede de microrregião de saúde e desempenha um papel muito importante dentro da região leste do Estado. Foi uma reunião bastante produtiva com a Secretaria Municipal de Saúde e a diretoria dos hospitais. Pudemos apresentar nosso plano e ouvir as demandas das equipes locais”, explica a Superintendente.

Já em Cassilândia, o grupo técnico visitou a Santa Casa e o Hospital São Lucas. A região passará por uma profunda transformação nos próximos anos com a implantação do Projeto Sucuriú, da empresa chilena Arauco, em Inocência, cidade vizinha aos municípios. O projeto está localizado a 50 quilômetros do centro urbano de Inocência. O investimento industrial previsto, que terá capacidade para produzir 2,5 milhões de toneladas de celulose branqueada ao ano, é de aproximadamente R$ 15 bilhões.

“Teremos um aumento populacional com a migração de trabalhadores e suas famílias para a região. Com as reuniões, nosso objetivo principal é planejar uma estratégia hospitalar hierarquizada, regionalizada e integrada a uma rede maior do Estado, que tenha capacidade para atender toda demanda que virá em decorrência do desenvolvimento econômico. O Estado dá o suporte e as unidades hospitalares promovem a reorganização das equipes; o Governo entra com assessoria técnica e financeira”, complementa Benetasso.

Cinturões de Saúde

A proposta visa à criação de “grandes cinturões” nas regiões que proporcionem atendimentos em dois grandes blocos iniciais: “cirurgia geral, ortopedia e urologiae “oftalmologia”, tratando o paciente dentro da região, salvo em casos de alta complexidade.

O projeto elenca como atendimento de alta complexidade procedimentos endovasculares (neurologia, cardiologia e cirurgias vasculares), assistência a gravidez de alto risco (UTI neonatal) e linha assistencial oncológica.

“Com a hierarquização proposta, os hospitais de referência ficarão responsáveis pela alta complexidade para procedimentos agudos. O paciente que não precisa de assistência terciária poderá ser atendido dentro da região de saúde na qual reside”, explica o titular da ATM (Assessoria Técnica Médica) da SES, Dr. João Ricardo Tognini.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso é encontrado morto em estrada vicinal entre Três Lagoas e Água Clara

Filho localizou o corpo do pai com ajuda de drone, onde caso é investigado pela Polícia Civil como morte a esclarecer.

Homem é morto a facadas durante discussão familiar com “neto” em Brasilândia

Vítima foi esfaqueada na jugular, costas e nuca pelo suspeito, que foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Decorações natalinas inauguradas há poucos dias são vandalizadas em Três Lagoas

Apesar do empenho das equipes de manutenção, que já realizaram diversos reparos, a depredação continua causando danos frequentes às decorações.