30.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de setembro, 2024

Recorde de incêndios na Amazônia em 2024: Focos de calor aumentam 96%

Entre os dias 23 e 24 de julho de 2024, a Amazônia registrou um alarmante total de 1.318 focos de calor, mais do que o dobro dos 671 focos registrados no mesmo período do ano passado, um aumento de 96%. Os dados do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam que, de 1º de janeiro a 24 de julho deste ano, foram contabilizados 20.221 focos de incêndio na Amazônia, estabelecendo um recorde em quase duas décadas. Esse número representa um incremento de 43,2% em comparação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 14.116 focos.

A situação é atribuída a vários fatores, com destaque para o fenômeno El Niño e as mudanças climáticas que intensificaram a seca na região. O Greenpeace Brasil aponta que a expansão do garimpo ilegal também desempenha um papel significativo no aumento dos incêndios. Entre janeiro e junho de 2024, foram detectados 417 hectares de novas áreas de desmatamento relacionadas à atividade garimpeira em Terras Indígenas da Amazônia. A Terra Indígena Kayapó foi a mais afetada, com 54,4% dos alertas de desmatamento, seguida pela Terra Indígena Yanomami, com 40,63%, e pela Terra Indígena Munduruku, com 4,87%.

Até o final de 2023, o garimpo ilegal já havia devastado mais de 26 mil hectares nas terras dos Kayapó, Munduruku e Yanomami, representando mais de 90% das ocorrências de garimpo em territórios indígenas no Brasil. Essa atividade predatória não só agrava a crise ambiental, como também ameaça a sobrevivência das comunidades indígenas e a biodiversidade da Amazônia.

O crescimento exponencial dos focos de incêndio e a continuidade do desmatamento ilegal evidenciam a urgência de medidas eficazes para proteger a Amazônia e os povos que habitam a região. Sem ações coordenadas e eficazes, a degradação do bioma pode ter consequências irreversíveis para o meio ambiente global e para as comunidades locais.

Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil negocia libertação de três-lagoense detido na Ucrânia

Para o jornalismo da Rádio Caçula, o Itamaraty confirmou a procura dos familiares de Caio Henrique de Lima à representação do Brasil em Kiev, onde o governo do país europeu foi questionado sobre sua prisão.

Mulher é socorrida após atirar contra si mesma dentro do semiaberto de Três Lagoas

Arma foi disparada acidentalmente após discussão sobre uso de celular onde vítima deu entrada no Hospital Auxiliadora nesta segunda-feira, 16.

Mulher dispara com arma de fogo em si mesma no Presídio de Três Lagoas

Vítima, que foi alvejada acidentalmente enquanto manuseava uma bolsa foi encaminhada ao hospital com ferimentos.