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segunda-feira, 25 de novembro, 2024

Imposto de Renda: Receita pagará R$ 131 milhões de restituição em MS

Neste terceiro lote, quase 100 mil sul-mato-grossenses serão contemplados; Consulta foi aberta nesta quinta-feira.

CORREIO DO ESTADO – O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) contemplará 99.873 contribuintes em Mato Grosso do Sul, totalizando o valor de R$ 131.597.003,36. A consulta foi aberta nesta quarta-feira (24) e o dinheiro será depositado no dia 31 de julho, em conta informada durante a declaração do imposto. Em todo o país,  6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões.

Recebem a restituição neste lote os contribuintes que têm prioridade legal, sendo idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que moram no Rio Grande do Sul.

Também recebem a restituição neste lote os contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber via Pix, além dos não prioritários.

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

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