30.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de setembro, 2024

Lula Agradece Itália por Ajuda Humanitária e Propõe Nova Aliança Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta segunda-feira (15) a eterna gratidão do Brasil pela ajuda fornecida pela Itália após as devastadoras inundações no Rio Grande do Sul, que resultaram em mais de 200 mortos e desaparecidos. Durante pronunciamento ao lado do presidente italiano, Sergio Mattarella, Lula ressaltou a doação de 25 toneladas em ajuda humanitária como um gesto significativo de solidariedade e amizade entre as nações. Ele também aproveitou a ocasião para convidar a Itália a ingressar na Aliança Global de Combate à Fome e à Pobreza, uma iniciativa que será promovida pela presidência brasileira no G20.

A visita de Mattarella, o primeiro chefe de Estado italiano a visitar o Brasil em 24 anos, marcou a celebração dos 150 anos da imigração italiana no país. Lula destacou que essa data histórica reforça os laços indissociáveis entre os dois países. Além disso, o presidente brasileiro enfatizou a parceria em setores estratégicos como energia, mencionando investimentos italianos significativos em parques eólicos e fotovoltaicos no Brasil, incluindo o Complexo Eólico Aroeira, na Bahia.

Em seu discurso, Lula sublinhou a importância da colaboração entre Brasil e Itália no cenário global, especialmente no contexto do G20 e G7, presididos respectivamente pelos dois países. Ele ressaltou a necessidade de soluções conjuntas para problemas globais e destacou o interesse italiano em áreas como hidrogênio verde. Lula também expressou a intenção de diversificar e aumentar as exportações brasileiras para o mercado italiano, promovendo um relacionamento econômico ainda mais robusto.

Diversos acordos e memorandos de entendimento foram assinados durante a visita de Mattarella. Entre eles, o reconhecimento recíproco de carteiras de motorista e parcerias entre universidades brasileiras e italianas em áreas como medicina, agropecuária e transição energética. Esses acordos refletem a cooperação contínua e o fortalecimento das relações bilaterais, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico de ambos os países.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil negocia libertação de três-lagoense detido na Ucrânia

Para o jornalismo da Rádio Caçula, o Itamaraty confirmou a procura dos familiares de Caio Henrique de Lima à representação do Brasil em Kiev, onde o governo do país europeu foi questionado sobre sua prisão.

Mulher é socorrida após atirar contra si mesma dentro do semiaberto de Três Lagoas

Arma foi disparada acidentalmente após discussão sobre uso de celular onde vítima deu entrada no Hospital Auxiliadora nesta segunda-feira, 16.

Mulher dispara com arma de fogo em si mesma no Presídio de Três Lagoas

Vítima, que foi alvejada acidentalmente enquanto manuseava uma bolsa foi encaminhada ao hospital com ferimentos.