O Dia do Homem é celebrado, no Brasil, nesta segunda-feira, 15 de julho, uma data instituída em parceria com a ONU, com foco na conscientização e promoção da saúde masculina, e ainda não tem a mesma importância cultural do Dia das Mulheres.
A Data visa quebrar algumas barreiras já que especialistas afirmam que os homens muitas vezes negligenciam os exames periódicos, o que pode resultar em diagnósticos tardios de diversas doenças. Essa data serve para lembrar os homens de adotarem hábitos saudáveis e realizarem os exames necessários, visando uma melhor qualidade de vida e prevenção de problemas de saúde.
A importância da saúde masculina vai muito além dos exames de próstata, abrangendo uma série de consultas médicas de rotina e específicas que são importantes para a manutenção do bem-estar. Veja alguns:
Exame físico anual:
Este exame básico inclui a medição da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), além de exames gerais de próstata e testículos. A avaliação geral ajuda a detectar problemas de saúde precocemente, como destaca André Berger, uro-oncologista e cirurgião robótico.
Exame de sangue:
Análises de sangue são fundamentais para monitorar níveis de colesterol, glicose, função hepática e renal, entre outros indicadores de saúde.
Consulta com cardiologista:
A verificação da saúde cardíaca é crucial, especialmente para detectar doenças cardiovasculares que têm alta incidência entre homens.