30.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de setembro, 2024

Saúde é o foco no Dia do Homem

O Dia do Homem é celebrado, no Brasil, nesta segunda-feira, 15 de julho, uma data instituída em parceria com a ONU, com foco na conscientização e promoção da saúde masculina, e ainda não tem a mesma importância cultural do Dia das Mulheres.

A Data visa quebrar algumas barreiras já que especialistas afirmam que os homens muitas vezes negligenciam os exames periódicos, o que pode resultar em diagnósticos tardios de diversas doenças. Essa data serve para lembrar os homens de adotarem hábitos saudáveis e realizarem os exames necessários, visando uma melhor qualidade de vida e prevenção de problemas de saúde.

A importância da saúde masculina vai muito além dos exames de próstata, abrangendo uma série de consultas médicas de rotina e específicas que são importantes para a manutenção do bem-estar. Veja alguns:

Exame físico anual:

Este exame básico inclui a medição da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), além de exames gerais de próstata e testículos. A avaliação geral ajuda a detectar problemas de saúde precocemente, como destaca André Berger, uro-oncologista e cirurgião robótico.

Exame de sangue:

Análises de sangue são fundamentais para monitorar níveis de colesterol, glicose, função hepática e renal, entre outros indicadores de saúde.

Consulta com cardiologista:

A verificação da saúde cardíaca é crucial, especialmente para detectar doenças cardiovasculares que têm alta incidência entre homens.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil negocia libertação de três-lagoense detido na Ucrânia

Para o jornalismo da Rádio Caçula, o Itamaraty confirmou a procura dos familiares de Caio Henrique de Lima à representação do Brasil em Kiev, onde o governo do país europeu foi questionado sobre sua prisão.

Mulher é socorrida após atirar contra si mesma dentro do semiaberto de Três Lagoas

Arma foi disparada acidentalmente após discussão sobre uso de celular onde vítima deu entrada no Hospital Auxiliadora nesta segunda-feira, 16.

Mulher dispara com arma de fogo em si mesma no Presídio de Três Lagoas

Vítima, que foi alvejada acidentalmente enquanto manuseava uma bolsa foi encaminhada ao hospital com ferimentos.