23.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de outubro, 2024

Bracell e Governo de MS assinam compromisso para proteger florestas nativas na região do Pantanal

Parte do “Compromisso Um para Um” da companhia, a iniciativa apoiará a conservação 118 mil hectares em sete unidades de conservação no Mato Grosso do Sul.

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, acaba de assinar um acordo de cooperação com o Governo do Mato Grosso do Sul, no qual se compromete a apoiar com a conservação e proteção da biodiversidade de mais de 118 mil hectares do estado, incluindo áreas na região do Pantanal. Com duração de 10 anos, o acordo contemplará o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, locais representativos para a conservação de recursos hídricos e da biodiversidade.

As áreas estabelecidas no acordo, cuja assinatura aconteceu durante a feira tecnológica Pantanal Tech (MS), integrarão o “Compromisso Um Para Um” da Bracell, em que para cada 1 hectare plantado de eucalipto, a companhia se compromete com a conservação de 1 hectare de vegetação nativa. O objetivo é que esta meta seja atingida até 2025.

“Estamos honrados com a confiança depositada na Bracell para contribuir com a preservação do pantanal brasileiro, que apresenta um ecossistema único com grande parte da biodiversidade do país. Essa iniciativa reforça o nosso compromisso de contribuir com a conservação e desenvolvimento sustentável”, expressa Manoel Browne, diretor de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da Bracell.

Até o final de 2023, a Bracell já havia atingido 92% da meta do Compromisso Um Para Um e, com a assinatura do novo acordo no MS, caminhará significativamente na sua meta de colaborar com a conservação de áreas nativas brasileiras. O novo acordo representa a segunda iniciativa de conservação da companhia no Mato Grosso do Sul, uma vez que, em junho de 2023, já havia fechado o convênio com o Instituto de Meio Ambiente do estado (Imasul) para o desenvolvimento de ações de prevenção a incêndios na região.

“A Bracell já vem contribuindo com a preservação do Parque Estadual do Prosa e Matas do Segredo, com o Parque Natural Municipal do Pombo e com o Parque Municipal das Capivaras. Isso mostra a importância de estabelecer parcerias de sucesso entre os setores público e privado, com o objetivo de impulsionar ações para melhorar a proteção e a conservação dos habitats naturais e da biodiversidade. Iniciativas como essa são essenciais para que possamos manter o equilíbrio com a Natureza e o Clima nas próximas décadas”, acrescenta Márcio Nappo, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Bracell.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Compromisso Um Para Um foi estabelecido pela Bracell de forma permanente. Assim, caso a companhia aumente sua área de plantio de eucalipto após 2025, proporcionalmente serão também ampliadas as áreas de conservação, de forma a manter o “Compromisso Um para Um”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terça pode ser de sol e possibilidade de tempestades em Três Lagoas

Áreas de baixa pressão e ar quente favorecem pancadas de chuva e rajadas de vento em toda a região, segundo informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC MS).

O Caminho para uma Educação Inclusiva e Sustentável no Brasil

Por Leonardo Alves, ex-secretário de planejamento estratégico de Maricá Brasília – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade essencial no enfrentamento da...

Composição Nutricional, diferenças entre o peixe selvagem e o peixe de cativeiro

Entrevista com JOSÉ MIGUEL SAUD MORHEB, empresário há 12 anos, piscicultor de Itapuã do oeste em Rondônia, especialista na produção e cultivo de peixes...