24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de janeiro, 2025

‘O Artista’ é um dos favoritos ao Oscar 2012

Geral – 25/01/2012 – 16:01

“O Artista”, de Michel Hazanavicius, confirmou seu favoritismo e foi indicado ontem para concorrer ao Oscar nas categorias principais. Melhor filme, diretor, ator (Jean Dujardin), atriz coadjuvante (Bérénice Bejo) e roteiro. Outros favoritos a melhor filme também emplacaram a candidatura – “Os Descendentes”, de Alexander Payne; “Cavalo de Guerra”, de Steven Spielberg; “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese; “Histórias Cruzadas”, de Tate Taylor. Dujardin e George Clooney, por “Os Descendentes”, estão entre os indicados para a estatueta de melhor ator e só louco para duvidar que Meryl Streep, recordista de indicações na história do prêmio – mais que as lendárias Katherine Hepburn e Bette Davis -, não ficaria entre as finalistas por sua interpretação como Margaret Thatcher, em “A Dama de Ferro”.

O Brasil, que não foi indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro – “Tropa de Elite 2”, de José Padilha, não convenceu os chamados ‘velhinhos’ da Academia -, terá direito a festa na grande noite. Carlinhos Brown foi indicado para o Oscar de canção por “Rio”, a animação de Carlos Saldanha.

Houve um perdedor, antecipadamente. Steven Spielberg foi defenestrado na categoria de melhor diretor (por “Cavalo de Guerra”) e “As Aventuras de Tintim” nem sequer ficou entre os indicados para melhor animação, categoria que venceu no Globo de Ouro, por exemplo. Ainda é cedo para antecipar quem – ou quais filmes -, nas listas de apostas, chegarão no dia 26 de fevereiro ao pódio do favoritismo.

Hollywood, em 2012, está privilegiando as tramas humanas e os relacionamentos – com filmes como “Os Descendentes”, que estreia na sexta, e “Histórias Cruzadas”. A própria celebração do cinema, em “O Artista” e “A Invenção de Hugo Cabret” – o primeiro com 10 indicações e o segundo, com 11 -, põe a França no pódio. “O Artista” é produção francesa sobre um astro do cinema norte-americano silencioso que aprende que a vida é mais importante que os filmes. “Hugo” é sobre a revalorização de um pioneiro do cinema francês (e mundial), nos tempos heroicos do cinema mudo. “O Artista” é austero, feito em película, em preto e branco, sem diálogos. “Hugo”, um pouco à maneira de “Tintim”, promove uma vertiginosa viagem ao coração das novas tecnologias (o 3-D inclusive).

É possível que Hollywood, selecionando filmes tão irmãos – e, ao mesmo tempo tão diferentes – esteja querendo se despedir do cinema tradicional, que a revista francesa Cahiers du Cinéma já decretou que está morto, dedicando uma de suas capas recentes à consolidação do digital. O que o Oscar de 2012, para os melhores de 2011, está sinalizando, de forma inequívoca, é para a consolidação do cinema de autor, uma espécie de terceira via norte-americana.

“A Árvore da Vida” e Terrence Malick concorrem a melhor filme e diretor e, não por acaso, Woody Allen e o iraniano Asghar Farhadi também estão indicados para concorrer aos prêmios de roteiro, por “Meia-noite em Paris” e “A Separação” (e o primeiro também concorre a melhor diretor). Prepare-se, porque agora começa a enxurrada de lançamentos.

CONFIRA OS PRINCIPAIS INDICADOS

FILME

“A Árvore da Vida”

“Os Descendentes”

“Histórias Cruzadas”

“A Invenção de Hugo Cabret”

“O Homem Que Mudou o Jogo”

“Cavalo de Guerra”

“O Artista”

“Meia-noite em Paris”

“Tão Forte e Tão Perto”

DIRETOR

Woody Allen (“Meia-Noite em Paris”)

Michel Hazanavicius (“O Artista”)

Alexander Payne

(“Os Descendentes”)

Martin Scorsese (“A Invenção de Hugo Cabret”)

Terrende Malick

(“Árvore da Vida”)

ATOR

Demián Bichir (“A Better Life”)

George Clooney

(“Os Descendentes”)

Jean Dujardin (“O Artista”)

Gary Oldman

(“O Espião Que Sabia Demais”)

Brad Pitt

(“O Homem Que Mudou o Jogo”)

ATRIZ

Glenn Close (“Albert Nobbs”)

Viola Davis (“Histórias Cruzadas”)

Rooney Mara (“Millennium – Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”)

Meryl Streep (“A Dama de Ferro”)

Michelle Williams (“Sete Dias com Marilyn”)

ATOR COADJUVANTE

Christopher Plummer (“Toda Forma de Amor”)

Jonah Hill (“O Homem Que Mudou o Jogo”)

Kenneth Branagh (“Sete Dias com Marilyn”)

Nick Nolte (“Guerreiro”)

Max von Sydow (“Tão Forte e Tão Perto”)

ATRIZ COADJUVANTE

Bérénice Bejo (“O Artista”)

Jessica Chastain (“Histórias Cruzadas”)

Melissa McCarthy (“Missão Madrinha de Casamento”)

Janet McTeer (“Albert Nobbs”)

Octavia Spencer (“Histórias Cruzadas”)

FILME ESTRANGEIRO

“Bullhead” (Bélgica)

“Monsieur Lazhar” (Canadá)

“A Separação” (Irã)

“Footnote” (Israel)

“In Darkness” (Polônia)

ANIMAÇÃO

“Um Gato em Paris”

“Chico & Rita”

“Kung Fu Panda 2”

“Gato de Botas”

“Rango”

ROTEIRO ORIGINAL

“O Artista”

“Missão Madrinha de Casamento”

“Margin Call”

“Meia-noite em Paris”

“A Separação”

ROTEIRO ADAPTADO

“Os Descendentes”

“As Invenções de Hugo Cabret”

“The Ides of March”

“Moneyball”

“O Espião Que Sabia Demais”

Fonte: (Diário do Pará)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cenário musical de MS perde um grande nome

Na manhã desta quinta-feira (8), o corpo de Laysa Moraes, mais conhecida no cenário do rap como La Brysa, foi encontrado às margens do...

Instagram removerá filtros criados por terceiros

O Instagram anunciou que removerá todos os filtros de realidade aumentada (RA) criados por terceiros a partir da próxima terça-feira, 14 de janeiro. A...

Principais erros cometidos durante os exames práticos, segundo o Detran-MS

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) recebeu, ao longo de 2024, um total de 114.059 candidatos ao exame prático,...