O 1º Torneio de Leite do Arapuá aconteceu hoje em Três Lagoas, promovendo um ambiente de muita emoção e exemplo de companheirismo. Organizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), em parceria com Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Sindicato Rural e com o apoio do Senar, o evento contou com a participação de 10 pecuaristas.
Os participantes foram premiados com valores em dinheiro, além de uma cesta de medicamentos para animais, sacos de ração, kit churrasco e uma bolsa térmica. A equipe vencedora foi da Fazenda Paraíso, que tirou mais de 40 kg de leite, no total das 3 ordenhas. O torneio teve como objetivo principal demonstrar a capacidade produtiva dos animais bovinos leiteiros, enfatizando fatores como genética, manejo nutricional e condições ideais de conforto.
Realizado no Pavilhão do Laticínio Arapuá, as ordenhas tiveram duração de 15 minutos, podendo ser estendidas por mais 5 minutos. Ao todo, foram coletados mais de 210 kg de leite, doados para o Laticínio, que produzirá iogurte para o projeto Arapuá Futebol, reafirmando o compromisso da ação com a comunidade local.
Para assegurar a integridade do torneio, normas rígidas foram estabelecidas, incluindo a proibição do uso de medicamentos durante o evento e restrições alimentares controladas pelos participantes. A fiscalização constante foi realizada pela Comissão Organizadora, e a alimentação dos animais, de responsabilidade dos produtores, pôde incluir silagem de milho conforme a opção dos participantes.
Apoiadores e Agradecimentos
Diversos apoiadores contribuíram para o sucesso do evento. O médico veterinário e produtor rural Augusto Leal Martinho, um dos realizadores do torneio, expressou sua gratidão: “Enfrentei dias de sol, frio e coloquei a mão na massa para que isso aqui acontecesse, mas sem todo o apoio da Prefeitura e AGRAER isso não teria acontecido.”
José Mauro De Grandi, secretário da SEMEA, também agradeceu a todos os envolvidos e destacou a importância do evento para o futuro: “Eu agradeço a todos que participaram, trabalharam duro para que isso acontecesse e digo que este é o primeiro de muitos que acontecerão, sempre melhorando e crescendo. Faremos sempre o melhor, pensando tanto nos produtores quanto nos animais, fomentando a produção de leite no nosso município.”