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Petrobras abre inscrições para Seleção Pública de Cultura

Cultura – 06/11/2012 – 08:11

Programa promove circulação de peças teatrais em todo Brasil

Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abrirá inscrições para a terceira edição na próxima segunda-feira, dia 05/11. O objetivo é contemplar os projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total de investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014.

Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção, será feita a análise técnica referente aos quesitos da Lei Rouanet (8313/1991). A novidade deste ano é que, com objetivo de democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do país, serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país. Ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado. Todos os critérios estão detalhados no regulamento.

Desde 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura já viabilizou a circulação de 90 espetáculos teatrais. Até o final deste ano, terão sido realizadas apresentações em todos os Estados do País, atingindo público superior a 300 mil pessoas em mais de 850 apresentações, em cerca de 85 diferentes municípios brasileiros.

Mato Grosso do Sul recebeu 4 peças na última edição

Na última edição do programa, o estado de Mato Grosso do Sul teve a circulação de 4 peças, dentre elas “As Pontes de Madison”, que tem os atores Flávio Galvão e Mayara Magri nos papeis centrais. O espetáculo conta a história de amor vivida pela dona de casa Francesca, que mora numa cidade do Estado de Iwoa nos EUA e o fotógrafo Robert Kincaid da Revista National Geographic, que está de passagem pelo local fotografando as pontes cobertas de Madison. O romance dura apenas quatro dias, mas marca a vida dos dois para sempre.

“O resultado foi muito positivo para a BR, para a classe artística envolvida, mas principalmente para os espectadores de todo Brasil, que tiveram a oportunidade ímpar de assistir espetáculos de qualidade em suas próprias cidades. Cada vez mais buscamos fortalecer o intercâmbio cultural, por isso criamos esse sistema de cota. O objetivo é incentivar que produtoras de mais estados participem e sejam contempladas”, afirma Alena Aló, Gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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