25.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro, 2024

Encontro de Procons debatem e fortalecem rede em defesa do consumidor de MS

Durante três dias em Rio Brilhante, município distante 162 quilômetros de Campo Grande, servidores de Procons municipais de Mato Grosso do Sul debateram ações integradas que possam fortalecer a rede de orientação e defesa dos consumidores no Estado.

Na pauta, entre os dias 27 e 29 de maio, estiveram os serviços financeiros, energia elétrica, assim como superendividamento, proposta de pesquisa de preços integrada e solução para o atendimento das demandas de telefonia.

XXIII Encontro dos Procons Municipais de Mato Grosso do Sul foi promovido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) e a Prefeitura de Rio Brilhante, com organização conjunta do Procon/MS (Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor) e Procon Rio Brilhante.

Experiências e inovação

Procurador municipal no Procon Dourados, Lenilson Almeida da Silva compartilhou com os participantes a experiência local na tramitação e julgamento dos processos administrativos.

Coordenadora da Ouvidoria da Claro, Camila Bernardes apresentou um totem de atendimento da empresa que permite atender de forma exclusiva a demanda do consumidor nos Procons. A ferramenta, adotada desde 2020, hoje está presente nos Procons Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Todas as interações são monitoradas a fim de garantir a eficácia do atendimento.

Pesquisa ampliada

O Procon/MS aproveitou o encontro para convidar as instituições municipais a colaborar no processo de pesquisa de preços. A ideia consiste em coletar e tratar dados por regiões, a fim de ampliar o serviço hoje ofertado. Sua implementação será coordenada pela UORP (Unidade de Orientação e Pesquisa).

Ações conjuntas

No evento o presidente da FNCE (Frente Nacional dos Consumidores de Energia), Luiz Eduardo Barata, reforçou a necessidade dos Procons estarem integrados aos debates sobre o setor de energia elétrica quanto ao seu custo, necessidade de reforma do segmento, reavaliação dos subsídios concedidos e a efetiva participação dos consumidores na renovação das concessões.

Grupos de trabalho formados pelos participantes listaram ainda itens de melhoria na relação com a empresa concessionária Energisa, cobrando desta um atendimento mais qualificado.

“Nesta edição ampliamos o diálogo, listamos pontos de melhoria e alinhamos estratégias de ação para que juntos tenhamos mais eficácia na defesa dos direitos consumeristas”, pontua o secretário-executivo do Procon/MS, Angelo Motti. “Em nosso próximo encontro, previsto para novembro, vamos mobilizar também os prefeitos eleitos e reeleitos para compreender nosso trabalho e buscar seu apoio”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Virada do Ano de Três Lagoas será na Segunda Lagoa com queima de fogos e atrações especiais

A tradicional festa de Virada do Ano em Três Lagoas já tem local definido. A celebração de 2024 ocorrerá na Segunda Lagoa, um dos...

Senacon divulga guia com dicas para compras seguras na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações sobre os direitos dos consumidores,...

Caminhoneiro é morto a tiros na frente da esposa em Brasilândia

Vítima tinha passagens pela polícia e foi surpreendida por atirador durante viagem.