Caio Gabriel Dias Jurado, Leticya Guimarães de Freitas e Luiz Renato de Souza Santos explicaram sobre seus projetos em entrevista à Rádio Caçula nesta segunda-feira (29).
Os alunos Caio Gabriel Dias Jurado, Leticya Guimarães de Freitas e Luiz Renato de Souza Santos, finalistas do Festival da Juventude de Mato Grosso do Sul, foram os entrevistados do “Jornal da Manhã” desta segunda-feira (29), na Rádio Caçula. Na oportunidade, os estudantes explicaram um pouco sobre o desenvolvimento do projeto, até chegarem na premiação, realizada em Campo Grande.
Alunos da AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas), Luiz Renato foi finalista na categoria reportagem em vídeo, com o tema “Diversidade, intolerância e sociedade democrática”, onde com o trabalho “A Diáspora Africana em Três Lagoas” ficando em primeiro lugar. Já Caio foi finalista na categoria Poema (19 a 24 anos) com o texto “Estive Pensando”, ficando em quarto lugar entre os dez finalistas.
Já Leticya também foi finalista, ficando em segundo lugar também em reportagem em vídeo, com o projeto intitulado “Nome Social”. Na entrevista, a aluna do curso de jornalismo da AEMS explicou que o trabalho foi desenvolvido em conjunto com a professora do curso, a jornalista Emily Custódio, feito exclusivamente para o festival, em relação ao registro no cartório em Três Lagoas para pessoas trans.
Já Luiz Renato explicou que seu projeto foi realizado no ano passado para uma matéria de audiovisual da faculdade, onde encaixado com os temas exigidos e adequados as regras do festival, o inseriu para concorrer com seu trabalho; vindo de uma realidade presente e que merece ser discutido pela sociedade.
Caio Gabriel também, em entrevista relatou que antes de apresentar seu projeto, ficou em dúvida sobre qual inserir, onde após apresentar dois poemas, escolheu o “Estive Pensando”, onde com ele, acabou sendo escolhido como finalista do festival. Assim como Luiz Renato, o poeta é aluno do curso de Publicidade e Propaganda da AEMS de Três Lagoas, todos direcionados por Emily.
Confira a entrevista na íntegra: