Na manhã desta terça (23), o professor André Melo, responsável pela categoria Melhor Idade da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL), participou do Programa ‘Hora da Notícia’, apresentado por Fábio Campos, para debater a respeito dos Jogos Estaduais da Melhor Idade do Estado do Mato Grosso do Sul.
JOGOS ESTADUAIS DA MELHOR IDADE
Durante a entrevista, o professor André Melo explicou que Três Lagoas está se preparando para sediar os Jogos Estaduais da Melhor Idade, que acontecerão de 1 a 7 de julho. O município será palco dessa importante competição, que reunirá atletas da terceira idade de todo o estado. Com categorias separadas por faixa etária – 50+, 60+ e 70+ –, os jogos prometem ser uma celebração do espírito esportivo e da vitalidade dos participantes.
Devido ao grande número de participantes, as modalidades individuais ou em duplas foram desvinculadas do vôlei adaptado e do bocha, devido ao grande número de participantes.
Em um comparativo, o professor usou como referência a cidade de Campo Grande (MS) que foi sede de uma etapa preliminar e contou com a adesão de mais de 500 participantes, durante os dias 16, 17 e 18, com 35 cidades representadas. Agora, todas as atenções se voltam para Três Lagoas, onde a expectativa é receber cerca de 1000 atletas durante os Jogos Estaduais da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul.
PARCERIA SEJUVEL E SCFV TIA NEGA
Além disto, André comentou sobre a parceria realizada com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), para execução de eventos e inclusão de idosos. Há algum tempo, a SEJUVEL organizava os eventos de forma isolada, mas após reuniões com a ex-secretária Vera Helena da SMAS, aconteceu uma parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ‘Tia Nega’, local de encontro dos idosos, que no final resultou em um feedback extremamente positivo nos últimos jogos, com honrarias na sinuca e no xadrez masculino.
Além disso, nos jogos estaduais, estão previstos jogos de mesas, tênis de mesa e modalidades do atletismo. O evento vai acontecer no ‘Madrugadão’ e as portas estarão abertas para todos os idosos. Para se inscrever, pode-se ir até o ginásio Cacilda Acre Rocha, localizado na Rua Manoel de Oliveira Gomes – Santos Dumont. É importante ressaltar que para realizar a inscrição não é necessário ter vínculo com o Tia Nega ou outra instituição, é o que ressaltou o professor André Melo.
Esses jogos têm como objetivo valorizar e estimular a prática esportiva como fator de promoção de saúde e bem-estar, resgatando a autoestima e promovendo um melhor convívio social entre os idosos dos municípios.
