Angelina Zuque, sanitarista e presidente do Conselho Comunitário de Saúde explicou que o evento visa o aprimoramento das ações, além de mostrar o cuidado com o trabalhador dessa área.
Na próxima sexta-feira (19), a partir das 19h, a Prefeitura de Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), promovem a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O evento tem como objetivo aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos no município.
Em entrevista ao “Jornal da Manhã” da Rádio Caçula desta segunda-feira (15), a sanitarista Angelina Zuque, junto da explicou que os trabalhos vão se basear em alguns pontos, como a Democracia, controle social e equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; além de Trabalho digno, seguro e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS): uma agenda estratégica para o Brasil; e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer.
Angelina explicou que as pré-conferências se basearam em quatro turmas, que visam a preparação para o evento, no caso, a conferência. Os trabalhos também contam com a participação dos alunos do curso de Enfermagem da UFMS de Três Lagoas, visando uma experiência maior daqueles que vão, futuramente fazer parte da saúde local.
Já Angelina, que também é presidente do Conselho Comunitário de Saúde, recordou que lembra que será a primeira vez que a conferência para a maioria dos municípios será promovida. A relevância no cuidado com o trabalhador também é importante, visando dar condições para seu trabalho, e assim possibilitar que o gestor possa ter um trabalhador qualificado, e com condições de atender cada vez melhor a população no geral.