33.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de dezembro, 2024

IEL entrega certificados do PQF Básico para mais 22 empresas

Geral – 24/01/2012 – 18:01

Elas estão aptas a atenderem as necessidades das âncoras Petrobras e IP, ambas com unidades na cidade

O IEL entregou, na semana passada, durante cerimônia no Requinte Buffett, em Três Lagoas, a certificação para mais 22 empresas do município que participaram do PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores) Básico. Desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional, o Programa busca atender as necessidades das empresas-âncoras Petrobras e IP (International Paper), ambas com unidades instaladas em Três Lagoas, com a capacitação das empresas-fornecedoras dentro dos padrões considerados adequados.

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarila, durante um ano as empresas participantes do PQF Básico receberam consultorias de profissionais especializados, que ofereceram treinamento para qualificar os fornecedores a fim de atender as empresas-âncoras. “A interação entre os participantes é sempre uma surpresa, notamos que eles assimilam muito bem o conteúdo e ficam ansiosos em colocar em prática”, disse.

Ele informa ainda que o PQF Básico já certificou de 2008 até este ano 55 empresas, além de uma turma do PQF Avançado, que foi finalizada em dezembro de 2011, com a certificação de 17 empresas. “Essas empresas não se tornam apenas fornecedores em potencial para as âncoras, mas também ganham credibilidade para que seu negócio cresça exponencialmente”, disse. Bergson Amarilla acrescenta que o Programa tem ajudado a elevar em até 73% o faturamento das empresas participantes do município, no caso das empresas do PQF Básico o crescimento do faturamento foi de 70%.

O gerente-geral da IP em Três Lagoas, Alcides Junior, garante que a capacitação de fornecedores é a oportunidade de empresas adquirirem um modelo de excelência, aumentando a competitividade entre elas. “Para que haja a livre concorrência, é preciso que todos estejam capacitados e nesse momento Três Lagoas é o foco do cenário industrial, crescendo em ritmo acelerado. Essa iniciativa é a chance de empresas como a International Paper obterem fornecedores qualificados”, destacou.

Para Murilo Tebet Thomé, proprietário de uma distribuidora de água mineral de Três Lagoas, a capacitação é essencial para o aprimoramento dos serviços oferecidos. “Encontrei no PQF Básico a oportunidade de apresentar aos meus clientes mais credibilidade e confiança. Hoje vejo que é uma necessidade para todo e qualquer negócio, pois valoriza o micro-empreendedor”, disse. Já Tatiana Gonçalves Lima, proprietária de uma auto-elétrica, diz estar surpresa com os resultados que o Programa proporcionou ao seu negócio. “Iniciai o PQF Básico para obter mais organização dentro da empresa, porém, notei que a consultoria me forneceu muito mais que organização, possibilitando crescimento rápido e simples”, explicou.

Fonte: Comunicação do Sistema Fiems / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

A Tradição de Natal do Povo Sateré-Mawé: Hary e Karimã

Enquanto o Natal é amplamente celebrado como o nascimento de Jesus Cristo e a vinda do Papai Noel, o povo indígena Sateré-Mawé, que vive...

Pesquisa do Procon MS revela variação de preços de até 234% em itens de ceia de natal

Uma pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul revelou variação de preços de até 234% entre os itens tradicionais da ceia de Natal. O...

Médica é acusada de raptar recém-nascida de hospital no Paraguai

Uma recém-nascida foi localizada pela Polícia Nacional do Paraguai após ser raptada do Hospital Regional de Paraguarí, no dia 22 de dezembro. O crime,...