Depois de pouco mais de um mês do início da vacinação contra a dengue em Três Lagoas, é interessante saber que houve uma desaceleração na quantidade de doses aplicadas diariamente, quando na abertura da campanha, onde 100 doses foram aplicadas diariamente, e hoje o número fica em torno de 25, conforme informado pela Coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja.
Azambuja ressaltou que devido a norma técnica 7/2024 do Ministério da Saúde, segue proibida a aplicação das vacinas contra a dengue fora das unidades de saúde, fato esse que levanta importantes considerações sobre a segurança e o controle adequado da administração desta vacina. Essa medida visa garantir que a vacinação seja realizada em ambientes controlados, onde profissionais de saúde qualificados possam monitorar eventuais reações adversas e assegurar a correta aplicação do imunizante, todo planejamento em relação a aplicação da vacina dentro das escolas estaduais foram repensados e segue a livre demanda nas unidades de saúde.
A coordenadora frisou durante entrevista para Caçula Fm, sobre as novas acomodações da Central de Imunização, que atualmente passa a atender na Rua Oscar Guimarães 3616, no Bairro Jardim Morumbi, antiga sede da Secretaria Municipal de Governo e Políticas Públicas (SEGOV). Azambuja se mostrou satisfeita com o novo local , afirmando que os servidores seguem bem alojados, com os equipamentos funcionando perfeitamente e total segurança mantendo a qualidade dos imunizantes.