Geral – 23/10/2012 – 13:10
De janeiro de 2010 a agosto deste ano, 130 empresas foram cadastradas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente cadastrou, de janeiro de 2010 a agosto de 2012, no Sistema de Licenciamento Ambiental Municipal (Silam), 130 empresas de diversos segmentos que constam em sua lista de solicitações de Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.
Entre as empresas cadastradas o destaque está nas oficinas mecânicas com 43 estabelecimentos cadastrados, o que representa 33,1% do total de empresas que procuraram a regularização ambiental. Outros destaques ficam por conta dos loteamentos (5,4%) e lava-jato (4,6%).
De acordo com a fiscal ambiental da Secretaria, Cristiane Rocha Duarte, as empresas que ainda não fizeram cadastro podem ligar para obter mais informações pelo telefone (67) 3929-1249 ou mesmo enviar e-mail para [email protected]. “Após enviaram e-mail demonstrando interesse, nós (Secretaria de Meio Ambiente) enviamos um formulário para ser preenchido pela empresa e depois protocolado na Secretaria”, orienta Cristiane.
Conforme a fiscal, “apenas após a auditoria realizada pela Secretaria a empresa saberá se há ou não a necessidade de um licenciamento ambiental – neste caso existe uma taxa a ser paga – ou se não for necessário o licenciamento, a empresa pode pedir uma certidão de isenção de licença ambiental”, explica Cristiane Rocha.
BENEFÍCIOS
A fiscal Cristiane afirma que, além de ser uma exigência legal para o funcionamento de uma empresa, o cadastro ambiental e a auditoria geram conscientização. “Alguns empresários que começam um negócio não têm conhecimento sobre os impactos ambientais causados pela empresa e com a auditoria são realizados esclarecimentos e, deste modo, o Meio Ambiente pode ser preservado”, enfatiza.
Fonte: Assessoria de Imprensa