21.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de dezembro, 2024

Câmara deve votar nesta semana PL que institui Programa de Aceleração da Transição Energética


Na tentativa de criar uma política capaz de regular a transição do modelo energético atual para um novo padrão baseado em fontes renováveis e em baixas emissões de carbono, a Câmara dos Deputados deve votar, nesta semana, o Projeto de Lei 327/21. O autor da proposta é o deputado Christino Áureo (PP-RJ). Para ele, é necessário ter um marco legal como ponto de referência para garantir a transição energética no Brasil.

De acordo com o parlamentar, a ideia é estabelecer um planejamento para o desenvolvimento sustentável na produção e distribuição de energia renovável. Nesse sentido, o texto apresenta as indagações do setor que busca um referencial legal e estratégico para oferecer meios de garantir as oportunidades econômicas que se apresentam nesse segmento.

Um dos pontos em destaque prevê que a Política Nacional da Transição Energética (Ponte) envolva medidas para garantir a migração planejada entre os modelos energéticos. Mas isso dependerá do Ministério de Minas e Energia, que precisará elaborar —  no prazo de um ano após a entrada em vigor da lei —o plano de metas para implantação da Ponte.

Ainda segundo o projeto, a promoção do uso eficiente da energia por meio de projetos sustentáveis; a mitigação do aquecimento global, em observância a metas climáticas decenais; a adoção de regras fiscais para desestimular cadeias produtivas de alta emissão de carbono; e a elaboração de planos decenais de produção e distribuição de energias renováveis serão as diretrizes de trabalho da Ponte.

O projeto, no entanto, ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Fonte: Brasil 61

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é atingida por tiro na cabeça durante ação da PRF na BR-040

Juliana Leite Rangel, de 26 anos, foi atingida por um tiro na cabeça durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Rodovia Washington...

Uso excessivo de antibióticos em criação animal ameaça saúde pública e ambiental

O uso excessivo de antibióticos na criação industrial de animais é um grave problema de saúde pública e ambiental, ligado à emergência de superbactérias...

Nome feminino lidera preferências no Mato Grosso do Sul pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar seus filhos no Mato Grosso do Sul. Com 438...