CORREIO DO ESTADO – O estado de Mato Grosso do Sul está em alerta vermelho de calor –o mais alto e que representa grande perigo. O aviso, emitido nesta quinta-feira (14) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).Nesta quinta-feira, em Três Lagoas os termômetros marcaram 39,5 graus, a terceira maior do país. Paranapoema, no Paraná, ficou segundo, com 40,1 graus. O recorde fori registrado em Boa Vista (RR), com 40,6 graus.
Pelo menos outras cinco cidades registraram temperaturas acima de 38 graus nesta quinta feira e apareceram na lista das mais quentes do País (Jardim, Juti, Rio Brilhante, Corumbá e Ivinhema). O alerta, que vai até este sábado (16), também é válido para parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
As altas temperaturas ocorrem por causa de uma onda de calor provocada por uma massa de ar quente e seco instalada no centro-oeste do país, com deslocamento para o sudeste, de acordo com a Climatempo.
Essa massa de ar quente impede o avanço de frentes frias que poderiam amenizar a temperatura, o que só deverá acontecer a partir da próxima segunda-feira (18), e mesmo assim, com pouco refresco. Pelas normas do instituto, para ser uma onda de calor, a temperatura precisa ficar 5°C acima da média por mais de três dias e em uma grande área.