Por Robson Trevisan
Os detalhes fazem muita diferença, principalmente, quando se trata de cuidado com quem está longe de casa, em tratamento médico ou acompanhando um familiar doente.
É por isso que o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, pediu para a Secretária Municipal de Saúde, Elaine Furio, fazer uma pesquisa com quem usa as casas de apoio de Campo Grande (MS) e Barretos (SP), referência – inclusive – para todo o estado de Mato Grosso do Sul.
E como tudo que é bom pode melhorar, depois de 90 dias, Elaine apresentou os resultados dessa consulta ao prefeito.
Angelo Guerreiro, então, autorizou a mudança de endereço da unidade da capital sul-mato-grossense, deixando-a mais próxima dos principais hospitais e a contratação de uma cozinheira em tempo integral para cuidar, com mais atenção, da alimentação de quem está em tratamento.
A notícia foi confirmada pelo próprio prefeito, em suas redes sociais (abaixo).
Essas medidas vão melhorar o serviço oferecido, gratuitamente, aos pacientes e seus acompanhantes.
Apesar de não haver nenhuma obrigatoriedade legal nesse sentido, a prefeitura mantém as duas casas como um benefício para quem precisa pernoitar nas cidades que mais recebem pacientes de Três Lagoas.
Em Barretos, por exemplo, a casa de apoio está em novo endereço desde 2023. “Conseguimos um imóvel bem próximo do Hospital de Amor, proporcionando um conforto muito maior para quem está num momento de tanta fragilidade”, comentou Elaine.
Dá para ir à pé, até o hospital. A estrutura da casa também é boa. São quatro quartos, com uma suíte, dois banheiros, sala, cozinha e uma linda varanda, para descanso e refeições.