32.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de abril, 2025

Indício de superfaturamento: TCE ‘barra’ licitação de transporte universitário em Selvíria

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) tomou uma medida liminar para suspender um processo licitatório no município de Selvíria, a cerca de 403 km de Campo Grande.

A decisão foi tomada nesta terça-feira, 31.01 e publicada no Diário Oficial.

A licitação visava à contratação de uma empresa para prestação de serviço de transporte universitário, com o objetivo de fornecer dois ônibus para levar alunos universitários até a faculdade AEMS, na cidade de Três Lagoas.

O TCE-MS, após suspeitas de superfaturamento, apontou que o valor estimado para o certame era de R$ 1.019.879,48. No entanto, durante a fiscalização, foram identificadas irregularidades, como a publicação do edital em 19.01.2024 para uma sessão pública marcada para 31.01.2024, totalizando apenas 7 dias úteis, desrespeitando a Nova Lei de Licitações (Lei Federal 14.133/2021).

Outras falhas foram apontadas, como a realização restrita da pesquisa de mercado e a ausência de consideração pelo histórico de contratações do mesmo serviço. A contratação vigente até 06.02.2024, com valor de R$5,71 por km rodado, contrasta com a licitação em questão, que propõe um custo 4 vezes superior. (Foto)

O conselheiro Leandro Lobo Ribeiro Pimentel determinou a suspensão imediata do Pregão Presencial N. 01/2024 do Município de Selvíria e, caso já tenha sido realizado, solicitou que se abstenham de efetuar a contratação. 

O prefeito José Fernando Barbosa dos Santos e a Secretária Municipal de Educação, Lucivânia Chaves Nascimento, serão notificados e têm 5 dias úteis para comprovar o cumprimento da medida.

Além disso, foi dado um prazo de 10 dias úteis para que os gestores se manifestem sobre os apontamentos, apresentando justificativas e documentos que possam esclarecer as irregularidades identificadas. O não cumprimento das determinações pode resultar em multa de 1000 UFERMS, conforme previsto no Regimento Interno do TCE-MS.

Os detalhes completos da decisão podem ser conferidos na íntegra.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil ocupa o 5º lugar em denúncias de abuso sexual infantil na internet, aponta relatório internacional

Em 2024, o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking de países com mais denúncias de páginas que distribuíam conteúdos de abuso sexual infantil,...

Adolescente leva simulacro de arma para ameaça colega em escola

Intervenção policial rápida evita tragédia e escancara clima de insegurança nas instituições de ensino.

Jovem é assaltado sob ameaça de faca no Centro de Três Lagoas e só denuncia 15 dias depois

Crime aconteceu em plena Praça Ramez Tebet, local de grande circulação.