Por Robson Trevisan
O povo gosta de uma treta na internet, né? Essa semana o título de uma matéria publicada no site www.radiocacula.com.br gerou um debate, no mínimo, controverso: Três Lagoas tem praia?
A reportagem em questão falava sobre as opções disponíveis para os foliões durante o carnaval em Três Lagoas. De carnaval na rua até pé na areia, no estilo praia.
A matéria mencionava um dos carnavais que será em um ambiente “praiano”, próximo à segunda lagoa. No entanto, entre os que gostam e os que não gostam de carnaval, a polêmica que surgiu foi sobre o fato de muitos desconhecerem que Três Lagoas tem praia, sim.
Antes de mais nada é preciso esclarecer que o termo praia não é só para a faixa de areia do litoral, do mar, com água salgada. Segundo o dicionário Aurélio, praia é uma “faixa de terra encoberta por areia ou por pedras que limita um mar, um rio ou uma lagoa”.
Mesmo assim, muitos acreditam que o termo “beira de rio” já é suficiente para designar o que se em Três Lagoas. Ledo engano. E talvez, por desconhecimento mesmo, muitos internautas insistiram na tese de “nunca terem visto essa tal praia em Três Lagoas”.




As praias de água doce ou fluviais, como são conhecidas, podem ser tão exuberantes quanto as do litoral. No Brasil, por exemplo, a praia na Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), é uma das mais bem estruturadas do país.

No Pará, as praias do rio Tapajós, mais precisamente em Alter do Chão, são consideradas uma das mais belas do mundo. A Praia da Ilha do Amor, por exemplo, é o principal destino dos turistas na região.

Ah, mas e Três Lagoas? Não tem nada que se compara com esses lugares. E seu disse que tem? Talvez ainda não com a mesma estrutura ou até visibilidade. Mas a região banhada pelos rios Sucuriú e Paraná, possui lugares que são de “cair o queixo”.
Um deles, por exemplo, é o Sucuriú Beach Bar, que fica a pouco mais de 25 quilômetros do centro de Três Lagoas. O lugar possui infraestrutura adequada para o turista, com bar, restaurante e até locação de jetski.

Outro lugar muito bem estruturado para receber visitantes e com todas as características de uma praia de água doce é o Píer Sucuriú, a pouco mais de 20 quilômetros do centro da cidade, logo após a ponte.

Outro lugar tradicional em Três Lagoas e que também tem praia de rio é a antiga Pousada Tucunaré, que vai ser reinaugurado nos próximos meses com o nome Park das Águas. Um dos empreendimentos mais bem estruturados de toda a região tem um pôr-do-sol simplesmente inesquecível.

A Estância Marambaia, propriedade particular na região turística dos ranchos em Três Lagoas, tem uma das maiores praias do rio Sucuriú. São mais de 100 metros de faixa de areia e águas cristalinas.
Todo esse cenário se soma a lugares pouco conhecidos ou frequentados mas que, em pouco tempo, posicionarão Três Lagoas como cidade turística.
Não é a toa que o empresário Joaquim Romero, da Birigui Soluções Sustentáveis, escolheu uma área próxima ao Balneário Municipal para seu empreendimento milionário, o Praya Resort.
Já em construção, ele enxergou nas margens do rio Sucuriú a oportunidade de oferecer experiências únicas aos visitantes. Quando estiver em operação, o Praya terá, além de uma praia exclusiva, passeios náuticos, mergulho e flutuação, stand up paddle, pescaria e trilhas ecológicas.

Quem enxerga longe, pode ir se preparando para um novo ciclo de desenvolvimento que virá com esses e outros investimentos previstos. É hora de compreender melhor o que realmente Três Lagoas pode proporcionar, valorizando seus recursos naturais e ficar pronto, para o que ainda está por vir.
Três Lagoas tem praia, sim senhor!