Por Riquelme Yudi, o estagiário da Caçula
Alguns “rituais” de ano novo nunca mudam. A contagem regressiva, por exemplo, sempre está presente. Na medida do possível, estourar um espumante (nem que seja uma cidra), também.
A verdade é uma só. Quase todo mundo “guarda” uma simpatia, mandinga ou ritual para atrair sorte, prosperidade ou desejos realizados no ano que se inicia.
“Pular sete ondas” não vai ser opção para quem estiver em Três Lagoas mas a lista que preparamos para você pode te inspirar e, quem sabe, te ajudar a começar 2024 com o “pé direito”:
- Guardar sementes de romã
A fruta simboliza prosperidade e fertilidade, afinal, possui muitas sementes, e para fazer esse ritual do fruto, é preciso partir a mesma ao meio e selecionar três de suas sementes, quando o relógio indicar que já são meia-noite, coloque-as em seus dentes, logo após isto, seque-as, envolva os grãos em um papel branco e guarde durante o período.
- Comer lentilha
Muitas pessoas não gostam desse alimento. Talvez esteja no mesmo patamar das uvas-passas e ervilhas. Seu significado, ao contrário do que muitos pensam, não significa chegada de dinheiro, mas sim fartura, então caso queira um ano cheio de fartura (comida) uma boa colher de lentilha durante a ceia de ano novo promete ser infalível.
- Vinhos e espumantes na virada
Em religiões de origem cristãs, o vinho tem um significado interessante: simboliza vida e sabedoria, e por ser feito de uvas, acredita-se que o consumo dessa bebida proporcionaria sorte e prosperidade para o ano seguinte, é importante ressaltar que é necessário ingerir em taças de cristal, afinal, a mesma traz a purificação espiritual.
- Evitar comer aves na ceia de virada
Os frangos, perus e chesters são muito consumidos no Natal, porém os supersticiosos acreditam que comer esse tipo de carne na noite de virada não é bom, pois, segundo eles, essas aves “ciscam” para trás, representando atraso ou até mesmo azar para os próximos 365 dias. Ao invés das aves, recomenda-se o consumo de carne suína (porcos) e peixes, pois eles se movimentam sempre para frente.
- Frutas secas ou cristalizadas na ceia de Réveillon
Por conta desta tradição surgiu um carinho (bem pouco, mas surgiu) pela rejeitada uva-passa, junto dela, as frutas secas como pêssegos, figos e avelãs simbolizam fartura e sorte. Outro costume de ano novo é comer doze bagos de uva, sendo um para cada mês, e realizar um pedido para cada mês, as sementes devem ser guardadas na carteira durante o próximo ano inteiro.
- Dinheiro no sapato
Dentre todas, uma bem estranha: colocar dinheiro dentro do sapato. Para fazer essa simpatia, faça o seguinte: durante a noite de réveillon, deve-se guardar uma nota de dinheiro no bolso e colocar outra no sapato, segundo os povos do oriente, lugar de onde o costume veio, a energia do corpo vem através dos pés.
- Apostar em lingeries coloridas no ano novo
Segundo a lenda, é sempre bom apostar nas lingeries coloridas para o réveillon. Cada cor tem o seu significado e atrai seus respectivos significados para o novo ciclo.
O amarelo, por exemplo, é sinônimo de otimismo, prosperidade e alegria; o roxo, magia e mistério; o azul, tranquilidade e harmonia; o vermelho, paixão e energia, dentre outras.
- As famosas roupas brancas
A mais famosa tradição, o costume de usar roupa branca no réveillon veio das tribos africanas que usavam vestes brancas, cor que simboliza a paz e purificação espiritual.