27.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 11 de abril, 2025

Segurança: Suzano implanta sistema de videomonitoramento em Ribas do Rio Pardo

Com investimento de R$ 1 milhão, o sistema proporciona maior segurança à população, ajudando na prevenção de crimes e apoiando as forças de segurança pública em investigações e fiscalização

As câmeras são alimentadas por energia solar (Foto: Divulgação)

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, concluiu a implantação do sistema de videomonitoramento de segurança em Ribas do Rio Pardo (MS), município onde constrói sua nova fábrica.

Composto por uma rede de câmeras distribuídas em vários pontos da cidade, interligadas por meio de cabeamento em fibra ótica à central de controle na sede da Polícia Militar, o sistema proporciona maior segurança à população, ajudando na prevenção de crimes e apoiando as forças de segurança pública em investigações e fiscalização de rotas de saída e entrada do município.

Para colocar a estrutura em operação, a empresa adquiriu câmeras fixas e algumas motorizadas que permitem giro de 360° e zoom óptico de 45 vezes, tornando possível a identificação de uma placa de veículo a cerca de 80 metros de distância.

Inclusive, alguns desses equipamentos possuem o sistema OCR (Optical Character Recognition), que permite a leitura das placas dos veículos que entram e saem da cidade.

Além disso, todas as câmeras são alimentadas por energia solar, garantindo a confiabilidade do serviço mesmo com interrupções do fornecimento de energia.

“Desde que a Suzano iniciou a construção de sua nova fábrica, assumimos um compromisso com a comunidade local para atuar, por meio do Plano Básico Ambiental e diversas outras iniciativas, para melhorar diversos aspectos da vida cotidiana das pessoas de Ribas do Rio Pardo, entre os quais a segurança pública. Temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, por isso, acreditamos que, com a instalação desse sistema de videomonitoramento, estamos contribuindo para tornar a cidade mais segura para todos”, destaca Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.

Além da implantação das câmeras e de toda a infraestrutura para recebê-las, ainda foi necessário realizar a adequação da central de controle na sede da Polícia Militar, com a ampliação da estrutura civil e entrega de um novo vestiário equipado com três espaços com chuveiro, quatro espaços sanitários, dois mictórios e duas pias.

O investimento total realizado pela Suzano em toda a estrutura foi de R$ 1.050.000,00 como parte de mais uma etapa do Plano Básico Ambiental (PBA) realizado como um dos projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar no Mato Grosso do Sul (PMMS), Renato dos Anjos Garnes, a segurança pública é uma das prioridades do governo do Estado, pois está diretamente ligada a valores que são as maiores preocupações das pessoas, como a vida, a liberdade e com a manutenção de seu patrimônio.

“É por isso que a cooperação entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental, como esta parceria que temos com a Suzano e que propiciou a implantação do sistema de videomonitoramento em Ribas do Rio Pardo, que já têm auxiliado muito o trabalho da Polícia Militar”, ressalta.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Menos de 1% dos cursos EaD conseguem nota máxima em avaliação do MEC

Apenas seis dos 692 cursos na modalidade de educação a distância (EaD) avaliados pelo MEC conseguiram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes...

Foragido tenta se esconder mas acaba preso no Jardim das Violetas

Homem condenado por descumprir decisão judicial tentou disfarçar, mas foi capturado pela equipe liderada pelo Sargento J. Corrêa durante ronda em Três Lagoas.

Suspeito invade casa com facão e é desarmado pelo próprio morador no Lapa

Criminoso de 31 anos tentou atacar com arma branca, mas foi surpreendido por homem, que lutou pela própria vida e impediu o furto.