A onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul deve continuar durante esta semana, de acordo com previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). As temperaturas máximas podem chegar a 45°C em algumas regiões do Estado, com possíveis recordes de temperatura máxima e baixa umidade relativa do ar em 2023.
“Nos últimos dias estamos enfrentando altas temperaturas com valores acima de 40°C e baixo valor de umidade relativa do ar entre 10% e 30% em grande parte do Estado. E a previsão do tempo para a semana indica a continuidade do calor, com tempo estável devido a atuação de calor, ou seja, atuação de massa de ar quente e seca que favorecem as altas temperaturas e os baixos valores de umidade relativa do ar”, explicou a meteorologista do Cemtec, Valesca Fernandes.
As altas temperaturas são amplificadas devido a atuação conjunta do El Ninõ. As condições meteorológicas tornam o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais. A partir desta segunda-feira (13) até quinta-feira (16), a previsão indica tempo estável com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido a atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.
Porém, não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, devido ao intenso fluxo de calor e umidade e avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno, com destaque para as regiões Centro-sul e Sudoeste do Estado. A maior probabilidade é de ocorrência entre hoje e quarta-feira (15). Também são esperadas altas temperaturas com valores que podem atingir 40°C a 45°C em MS. Além das altíssimas temperaturas e umidade relativa do ar estará muito baixa entre 10% a 30%. Estão previstas temperaturas mínimas entre 24°C e 27°C e máximas que podem atingir 42°C nas regiões Sul e Leste do Estado.