34.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de janeiro, 2025

MS bate novo recorde de calor extremo e confirma previsão de 43°C

Seis cidades registraram mais de 40°C nesta segunda-feira, com destaque para calor intenso em cidades normalmente mais frias

O que parecia previsão alarmista se cumpriu. Nesta segunda-feira (25), Mato Grosso do Sul registrou 43°C às 15h no município de Porto Murtinho, distante 430 km de Campo Grande. Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e revelam a intensidade da onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul.

Nesta segunda-feira (25), Três Lagoas, no extremo leste, também alcançou 42°C. E Água Clara que no fim de semana também passou dos 42°C, hoje ficou com máxima de 41,6°C. Paranaíba que atingiu 42°C no fim de semana, hoje não teve dados computados na estação meteorológica.

Mas o calor também chegou a 40°C em Coxim, Corumbá e Rio Brilhante.

Confira o ranking de calor nesta segunda-feira:

  • Porto Murtinho: 42,8°C
  • Três Lagoas: 42°C
  • Água Clara: 41,6°C
  • Corumbá: 40,9°C
  • Rio Brilhante: 40,4°C
  • Coxim: 40°C
  • Miranda: 39,7°C
  • Dourados: 39,7°C
  • Ivinhema: 39,7°C
  • Juti: 39,7°C
  • Amambai: 39,4°C
  • Aquidauana: 39,2°C

Onda de calor mudou clima em todo o Estado

Há uma semana, o Inmet emitiu alerta para onda de calor, que segue vigente até às 18h de terça-feira (26). Nesses dias, a população sentiu na pele as temperaturas subindo gradativamente e atingindo recordes.

Já houve registro de temperaturas mais altas que as atuais, mas nem por isso o calor deixa de estar até 3°C acima da média. Em Campo Grande, por exemplo, já houve registro de 41°C em 2020, mas na última semana a população enfrentou máxima de 37,6°C, bem acima dos 33°C habituais.

O domingo (24) foi o dia mais quente de 2023, quando quatro cidades passaram dos 42°C. E muitas outras chegaram próximas aos 40°C, cidades como Juti e Amambai, onde normalmente as temperaturas são mais amenas e o frio mais intenso que o calor.

Onda de calor deve terminar na terça-feira

Após a intensa onda de calor em Mato Grosso do Sul, a chegada de uma nova frente fria trará alívio nesta semana. A previsão indica queda nos termômetros, com mínimas de 13 a 16°C.

Desta segunda (25) a terça-feira (26), o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê tempo estável, com sol e variação de nebulosidade. Um bloqueio atmosférico continua impedindo a formação de nuvens e favorece a rápida elevação nas temperaturas. Chuvas podem acontecer devido ao aquecimento acentuado.

Entre quarta (27) e quinta-feira (28), uma frente fria oceânica ganha força e quebra o bloqueio que favorecia altas temperaturas. Amenizando o calor dos últimos dias, o frio deve registrar mínimas entre 13 e 16°C, principalmente ao sul, de 13 a 18°C na região leste, de 17 a 23°C na região pantaneira, norte e bolsão.

Campo Grande pode marcar mínima de 16°C e máxima de 32°C. Apesar de não ser tão intensa, a frente fria deve amenizar o extremo da onda de calor em todas as regiões do Estado.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

20 anos do marco legal do biodiesel no Brasil: expansão e desafios

Na segunda-feira (13/01), completaram-se 20 anos da Lei 11.097/2005, sancionada no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que introduziu oficialmente o...

Primeira poupança do Pé-de-Meia será paga em Fevereiro

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (15), em Brasília, que o pagamento da primeira poupança do programa Pé-de-Meia para alunos que...

Tragédia: menina de 4 anos morta pela própria irmã em surto psicótico

A Polícia Civil investiga a morte de uma menina de 4 anos em Mafra, no Norte de Santa Catarina, suspeitando que ela tenha sido...