Política – 20/01/2012 – 14:01
Num instante em que os políticos queimam as pestanas para tirar proveito das redes sociais, Dilma Rousseff autoconverteu-se numa exceção. Mantém inativa, há um ano e 38 dias, uma ‘janela’ com mais de um milhão de observadores no twitter.
Criado na campanha presidencial de 2010, o microblog recebeu a última mensagem de Dilma em 13 de dezembro de 2010. Já eleita, a presidente saboreava uma notícia que a deixara exultante. Era, àquela altura, a segunda pessoa mais citada no twitter.
No ranking dos chamados “trending topics”, Dilma ficara atrás apenas do astro juvenil Justin Bieber. Ultrapassara a cantora pop Lady Gaga. Animara-se tanto que correu ao twitter à para soltar fogos e fazer uma promessa.
Anotou: “Amigos, muito legal ser tão lembrada no twitter em 2010. Logo eu, que tive tão pouco tempo para estar aqui com vocês. Vamos conversar mais em 2011”. Era lorota.
No ano passado, o primeiro de sua gestão, Dilma não deu as caras na internet. Assunto não faltou. Sobreveio 2012. Já lá se vão 20 dias. E nada. A despeito do silêncio, o número de ‘seguidores’ de Dilma não para de se multiplicar.
Em 2 setembro de 2010, ainda vestida de candidata, ela agradecera: “Mais de 200 mil seguidores! Obrigada pela companhia de vocês, amigos.” Na virada de 2011 para 2012, os internautas plugados em Dilma 977 mil pessoas.
No instante em que esse texto começou a ser escrito, o contador de seguidores do twitter de Dilma anotava: 1.024.984. Ao concluir a redação, o repórter voltou a checar o número: 1.026.007. Em 36 minutos, 1.023 novas adesões.
O sumiço de Dilma converte essa legião de pessoas em ‘seguidores’ do nada. Nas reuniões que mantém com seus assessores, a presidente costuma queixar-se das deficiências de comunicação do seu governo.
Cobra de auxiliares e ministros que “dialoguem” mais com a “classe média”. É no mínimo curioso que uma presidente com tais preocupações negligencie, em plena Era do cristal líquido, a oportunidade de dirigir-se diretamente a uma platéia virtual tão numerosa.
O tucano José Serra, um dos políticos mais assíduos no twitter, somava nesta madrugada de sexta (20) pouco mais de 902 mil seguidores –124 mil pessoas a menos que Dilma, sua ex-antagonista na corrida presidencial de 2010.
Serra veicula mensagens em periodicidade diária. Na última, respondeu à ironia que o alvejara, horas antes, no twitter oficial da Presidência: “Ah, sim, queria avisar o Planalto que não fui ao Canadá, até porque a Luiza voltou.” Tomada pelo silêncio eletrônico, Dilma é que, na contramão de Luíza, parece decidida a não voltar.
Fonte: UOL