Programa visa monitoramento e proteção de mulheres vítimas de violência.
O Comandante do 2°BPM de Três Lagoas, TC. Mauro César Ormay esteve na última terça (27) em Água Clara (MS), onde em conjunto com o Diretor da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMS, Coronel PM Alexandre Rosa Ferreira; a coordenadora Estadual do PROMUSE em Mato Grosso do Sul, Capitã PM Bruna Carla Sanches Rodrigues e o comandante do 3º Pelotão, Tenente PM Luiz Roberto, estiveram reunidos com a prefeita municipal, Gerolina Alves (PSD), onde discutiram à respeito da implantação do PROMUSE (Programa Mulher Segura) no município.
O programa tem a iniciativa de enfrentar a violência doméstica em todas as suas vertentes, e sua implantação garante o monitoramento e proteção das mulheres vítimas contra seus agressores.
O PROMUSE possui três eixos orientadores:
- Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;
- Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;
- Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.
Quem pode solicitar atendimento do PROMUSE?
Mulheres em situação de violência e órgãos da rede de enfrentamento à violência contra mulheres (estadual e municipal: CRAS, CREAS, CAM/CRAM, CEAM, Delegacias de Polícia Civil, DAM/DEAM, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros.
Já a prefeita de Água Clara (MS), Gerolina Alves (PSD) se mostrou uma grande parceira do 2°BPM durante a sua gestão, iniciada em 2020, recebendo os parabéns do Comandante Ormay pelo apoio dado ao PROMUSE, que visa combater a violência contra a mulher, agora também no município em que governa.