Secretária de Saúde informou que a criança teve contato com animais domésticos; amostras do paciente foram coletadas e enviadas para análise
A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) informou, na manhã desta segunda-feira (19), que investiga um caso suspeito de febre maculosa em Campo Grande. A vítima é uma criança, de um ano, que está internada em um hospital da capital.
A Sesau informou que a criança foi para Guia Lopes da Laguna, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde teve contato com animais domésticos, tanto na área urbana quanto na rural. Amostras do paciente foram coletadas e o material foi encaminhado para análise.
Ainda segundo a Sesau, a região de Guia Lopes da Laguna não tem registros de febre maculosa. Mato Grosso do Sul também tem baixos índices de contaminação.
No período de 2012 a 2022, foram notificados 55 casos de febre maculosa e 6 foram confirmados. O último registro foi em 2018 e a vítima morreu.
A doença
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida por meio da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta.
Quais são os sintomas?
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas e vômitos
- Diarreia e dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas
- Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória
Prevenção
- Usar roupas claras
- Usar calças compridas
- Passar um elástico na calça
- Se passar em área de risco, fazer uma busca pelo carrapato e removê-lo imediatamente do corpo.