34.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de setembro, 2024

Crise trás número recorde de argentinos para o Brasil.

Com a diminuição dos casos de Covid e o agravamento da crise econômica, houve um recorde no número de argentinos que migraram para o Brasil e solicitaram residência no último ano, em comparação com dados históricos desde 2010: 6.601 pessoas.

Esses dados, compilados pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) a pedido da Folha, revelam um aumento de 21,7% em relação a 2019, o último ano pré-pandemia e detentor do maior registro até então, com 5.424 migrantes. Em relação a 2021, houve um aumento de 82%.

Especialistas e fontes diplomáticas afirmam que esse aumento está ligado a uma demanda represada devido à pandemia, mas também está relacionado ao agravamento da situação econômica na Argentina, que tem sido um desafio para a gestão de Alberto Fernández.

Os argentinos que chegaram ao Brasil em 2022 mencionaram a crise como fator prioritário para a sua migração.

A situação dos preços dos alimentos também é mencionada, com a inflação atingindo níveis recordes e um aumento projetado de 197% para o setor de alimentos, de acordo com um estudo da UBA (Universidade de Buenos Aires). A expectativa é que a situação piore ainda mais no segundo semestre, devido ao vácuo político causado pelas eleições.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UEMS ofertará 2.637 vagas em 68 cursos para ingresso em 2025

Inscrições iniciam na próxima segunda-feira (23).

Monitoramento do transporte escolar beneficia alunos em MS

O programa “Caminho Certo” monitora mais de 1,8 mil trajetos por período, que beneficiam aproximadamente 19 mil alunos da rede pública de ensino.

SES realiza campanha de vacinação para trabalhadores da saúde de MS

A iniciativa, que ocorrerá entre esta segunda-feira (23) e 12 de outubro, busca garantir que os profissionais que atuam na linha de frente da saúde estejam adequadamente vacinados, especialmente aqueles que trabalham em ambientes hospitalares.