A cúpula do PSDB fez uma reunião horas depois do almoço com lideranças do MDB para retomar aliança de anos em Mato Grosso do Sul. O encontro, na governadoria, na noite de ontem, levou a mudanças importantes nas articulações políticas.
A reportagem apurou que durante o encontro ficou definido que o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, ficará responsável por toda articulação com os municípios.
Com a mudança, passará por Reinaldo Azambuja as tratativas políticas já pensando na eleição do próximo ano. A mudança fará com que o governo evite desgaste com prefeitos e vereadores, que poderiam arranhar a relação com o governador Eduardo Riedel. Neste novo arranjo, caberá ao governo as questões administrativas com os municípios.
A conclusão é de que, se não fizer essa separação, em breve, se tornará inviável administrar as questões particulares de cada Município, que pode gerar desentendimento com partidos aliados.
As mudanças têm por objetivo evitar o desgaste ocorrido nesta segunda, com a reaproximação ao MDB, liderado por André Puccinelli. O partido quer evitar alianças que afastem parceiros e queimem a largada rumo a próxima eleição, com consequências que podem chegar a 2026.
Conforme o Investiga MS, o resultado gerou dúvida a ponto de o PSDB reavaliar se o melhor caminho será a retomada desta aproximação ou continuidade do vôo solo. Agora, liderado por Azambuja, o grupo tucano estudará melhor as condições e resultados desta volta a tempos passados.