Saúde – 25/08/2012 – 07:08
Nesta sexta-feira (24), a equipe da Rádio Caçula entrevistou a Psicóloga e Coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Susie Donero. Os assuntos em pauta foram os índices de casos de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) registrados no município nos anos de 2011 e 2012.
A coordenadora ressalta a importância da conscientização “A população tem que ter consciência que devido ao aumento populacional houve um crescimento de DST no município.
PRESERVATIVO
O preservativo é necessário “corpo bonito, ter uma aparência legal isso não significa nada, hoje em dia com o tratamento as pessoas vivem muito bem , a AIDS não tem “cara” o preservativo é o único método seguro de prevenção” disse Susie.
PRECONCEITO
O maior preconceito esta no próprio paciente que vive com o HIV “por medo de ser constrangido ele mesmo não se trata, acham que ir ao CTA podem ser estigmatizado sem saber que no CTA encontraram todo o apoio que precisam além de medicamentos e acompanhamento psicológico”.
2011
Segundo a coordenadora, em 2011, foram registrado 31 novos casos de HIV, 60 casos de sífilis e um aumento de 25% nas outras DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) atendidas no CTA.
2012
Já em 2012 ainda não foram coletados os dados oficiais, mas estima-se um aumento muito grande entre a população com faixa etária entre 50 e 60 anos. Atualmente no município aproximadamente 180 pessoas tomam a medicação anti-retroviral, mas o programa acompanha 346 pacientes com HIV e Aids.
TESTE
Existe um teste rápido que as pessoas podem fazer no CTA, mas a coordenadora explica que não são quaisquer pessoas que podem chegar e fazer o teste “uma triagem é feita para levantar um histórico clínico de urgência, até por ser limitado, mas quem não se encaixar no perfil de urgência poderá fazer o teste que levará 30 dias para ficar pronto, ambos os testes são gratuitos para toda a população.
HIV e AIDS
O HIV, uma um tipo de DST. Vírus que causa a doença AIDS. Embora o HIV cause AIDS, uma pessoa pode ser infectada pelo HIV por muitos anos antes que desenvolva AIDS. Quando o HIV entra no corpo, ele infecta células do sistema imunológico. Essas células são chamadas CD4. Elas são parte importante do sistema imunológico e ajudam o corpo a lutar contra infecções e doenças. Quando essas células não funcionam bem, a pessoa tem maior probabilidade de ficar doente.
Geralmente a contagem de células CD4 em alguém com o sistema imunológico saudável varia de 500 a 1.800 por milímetro cúbico de sangue. AIDS é diagnosticada quando a contagem de células CD4 fica abaixo de 200. Mesmo que a contagem for acima de 200, AIDS pode ser diagnosticada se o paciente tem HIV e certas doenças como tuberculose.
DST’s
Doenças sexualmente transmitidas ou DST’s, são doenças infecciosas que podem ser disseminadas através do contato sexual. Algumas podem também ser transmitidas por vias não sexuais, porém formas não-sexuais de transmissão são menos frequentes.
TIPOS DE DST’S
Aids, Cancro Duro (Sífilis), Cancro Mole, Candidíase, Herpes, Gonorréia, Condiloma acuminado/HPV, Linfogranuloma Venéreo, Granuloma Inguinal, Pediculose do púbis, Hepatite B.
ATENDIMENTO
O atendimento do CTA é realizado de segunda a sexta-feira das 8:30 às 11:30, onde exames de HIV, sífilis, hepatites B e C são realizados. “Não é preciso pedido médico, é só comparecer no local que as pessoas serão atendidas por um profissional da saúde, que vai avaliar o caso” ressaltou a coordenadora.
O CTA esta localizado na Rua Darcy Pio, 599, bairro Santos Dumont
Telefone de contato: (67) 3929.9893
Fonte: Da Redação / Jaque Peres