24.4 C
Três Lagoas
domingo, 12 de janeiro, 2025

Paulo Corrêa faz balanço das ações da Assembleia e cita 200 projetos aprovados

Do montante, 90 são projetos de lei e também há 13 de decreto legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa do MS, deputado Paulo Corrêa, do PSDB, fez um balanço das ações parlamentares de 2022. Ele citou 200 projetos aprovados, sendo cinco emendas constitucionais. 

Conforme a divulgação, Corrêa contabilizou 90 projetos de leis; 80 projetos de resolução; 13 projetos de decreto legislativo; 12 projetos de lei complementar e cinco de emendas constitucionais. 

Todos os números citados foram apresentados pelo presidente, que elogiou o empenho dos 24 parlamentares, em prol das garantias de direitos à população. Também foi citado a continuidade de crescimento do Estado. 

”Tivemos um total de 404 projetos apresentados e outras 9.200 proposições, entre indicações, moções, emendas, requerimentos e ofícios, em 139 sessões realizadas. Foram 709 votações realizadas em plenário entre fevereiro e dezembro deste ano. Limpamos a pauta, apreciando todos os projetos que estavam aptos para votação. Esses números mostram nosso trabalho contínuo por um estado mais forte. Agradeço a gentileza dos senhores deputados e da senhora deputada em me escolherem como presidente nos últimos quatro anos”, detalhou Corrêa. 

Na mesma sessão, Paulo agradeceu aos colaboradores da ALEMS e companheiros da Mesa Diretora, Zé Teixeira (PSDB) e Herculano Borges (Republicanos). 

Na coletiva de imprensa, o presidente da Casa destacou a modernização do Legislativo com as sessões híbridas e votações digitais, além de reforçar seu empenho pela harmonia e respeito para com os demais Poderes.  

Destaques

Do que foi aprovado durante o ano, Corrêa destaca o Estatuto Estadual da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual. Essas medidas, devem desburocratizar e simplificar o processo de registro e legalização das atividades empresariais, beneficiando 88% dos estabelecimentos comerciais do Mato Grosso do Sul. 

Ainda sobre o texto aprovado, a medida expande o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso do Sul (SFE/MS) e fomenta os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros.

Interlocução 

Também foi citada a interlocução entre a Casa de Leis e o Executivo do MS. De forma intencional, a Casa destaca o sediamento do 1º Fórum “A integração dos Municípios do Corredor Bioceânico”, realizado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. 

Audiência

O Legislativo também realizou audiências públicas e sessões solenes, além de dar continuidade à reforma de suas estruturas físicas, como a entrega do novo Plenarinho, nova iluminação e elevador, que geram economia de recursos públicos e acessibilidade aos visitantes dos espaços da Casa de Leis. 

As informações históricas e de valor inestimável ao patrimônio imaterial do Mato Grosso do Sul também passaram a estar resguardadas com a entrega do novo espaço para o Data Center, que abrigará de forma segura os equipamentos eletrônicos que dão suporte ao trabalho legislativo e administrativo, como por exemplo, os backups de fotos e vídeos dos deputados e deputadas durante os mais de 40 anos de Parlamento.

TOPMIDIANEWS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital enfrenta alegações de negligência médica após morte de três recém-nascidos

Nos primeiros dias de 2025, o Hospital Estadual de Luziânia (HEL), localizado no entorno do Distrito Federal, enfrentou a trágica perda de três recém-nascidos....

Planeta supera limite de temperatura e compromete metas do Acordo de Paris

De acordo com o registro da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e do observatório europeu Copernicus, a temperatura global em 2024 ultrapassou os níveis pré-industriais,...

PPSA coleta R$ 10,32 bilhões com petróleo e gás em 2024

A Pré-Sal Petróleo (PPSA), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, arrecadou R$ 10,32 bilhões em 2024 com a comercialização das parcelas de...