37.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro, 2024

Maurício Eduardo Ferro mostra como o aquecimento global afeta o vinho

Muitos sonham com um Natal branco, mas muitos preferem o vermelho também! Não importa que tipo de vinho esteja à mesa nesta temporada de festas, o sabor da mudança climática pode estar no fundo do seu copo, compartilhou Maurício Ferro. Um vinhedo local está percebendo a mudança no sabor ao longo dos anos.

A região vinícola da Nova Inglaterra pode não se parecer com o Vale de Napa, mas o clima marítimo aqui é ideal para o cultivo de uma variedade de uvas. Uma joia escondida na indústria do vinho, mas a mãe natureza pode estar mexendo com o sabor.

“Eles se tornaram mais secos ao longo dos anos, mais picantes, eu acho”, afirma o enólogo Trudi Perry.

Perry é voluntário na Alfalfa Farm Winery em Topsfield e colhe uvas todos os anos.

“Colhemos quase 2.000 libras de uvas”, diz Perry, o que é melhor do que no ano passado.

As videiras ficam em um longo e magro acre de terra perto da rodovia. As uvas brancas e tintas cultivadas aqui são transformadas em pequenos lotes de vinho com grande sabor. Sua propriedade, Maréchal Foch, tem uma rica tonalidade roxa opaca com aromas terrosos e defumados, incluindo manteiga e alecrim.

“É um vinho picante e encorpado. Nosso Leon Millot, que é outro tinto que cultivamos, é um tinto picante, um pouco mais leve que nosso Maréchal Foch. Nosso seyval blanc é um belo vinho branco seco e muito encorpado. Ligeiramente ácido, com notas de mel, definitivamente mel no paladar”, detalha Perry.

Este vinhedo familiar engarrafa vários vinhos premiados ao longo dos anos, cada um com um sabor um pouco diferente dos anos anteriores.

“Podemos definitivamente notar a diferença entre os anos da colheita”, disse Perry a Maurício.

Alfalfa Farm Vineyard é um dos cerca de 50 vinhedos em Massachusetts. As uvas foram plantadas aqui na década de 1990 e, desde então, os produtores notaram os impactos do clima e das mudanças climáticas no sabor de seus vinhos.

“Isso torna o sabor do vinho mais claro… quanto mais seco ele fica”, diz Perry. “Se tivemos um verão particularmente quente e seco, como neste verão, nosso seyval blanc, nosso Maréchal Foch terá um sabor drasticamente diferente das uvas que cultivamos no ano passado.”

No ano passado, nossa região teve um verão úmido com mais de 20″ de chuva.

“As uvas gostam muito do tempo seco, porque concentra o açúcar na uva… São muito parecidos com os tomates cereja, que se chover muito antes da colheita, eles vão pegar aquela água e vão dividir como tomates cereja. Claro, então você tem menos açúcar e menos ácido … e esse tipo de coisa “, disse Perry ao WBZ.

A imprevisibilidade do padrão climático desafiou os produtores ao longo dos anos, desde a precipitação até o acúmulo de neve, mas é o aumento das temperaturas que pode ser notado no paladar.

Mesmo uma pequena diferença nas temperaturas a cada estação pode mudar o sabor das uvas e, eventualmente, do vinho no ano seguinte. Mauricio Ferro perguntou a Perry se ela percebeu a mudança.

“Percebemos, e é fácil perceber, porque fazemos pequenos lotes de uvas”, exclamou Perry.

Apesar da mudança sutil ao longo dos anos, a variedade de vinhos tintos, brancos e de frutas ainda é digna de prêmios, incluindo várias variedades cultivadas na propriedade. 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Legado do Dr. Issam Fares é reconhecido em Três Lagoas

Durante a sessão da Câmara Municipal de Três Lagoas nesta terça-feira, 26 de novembro, o vereador Issam Fares (PSB) se emocionou ao fazer um...

Unidade de Saúde Joel Neves promove evento Novembro Azul

No dia 30 de novembro, a Unidade de Saúde da Família (USF) Joel Neves, no Parque São Carlos, realizará uma série de atividades especiais...

Dia Internacional da não violência contra a mulher: Blitz educativa e campanha de 16 dias de ativismo

No dia 25 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), em...