35.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de outubro, 2024

Haddad usa eventos do Ministério da Educação para promover candidatura

Política – 18/01/2012 – 08:01

A pouco mais de oito meses para as eleições municipais, o ministro da Educação, Fernando Haddad, já trabalha como candidatíssimo à prefeitura de São Paulo. E para isso tem usado e abusado da agenda ministerial, aparecendo como pode em eventos e inaugurações que possam exibir seu rosto em rede nacional.

Nesta quarta-feira (18), Haddad estará em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para inaugurar um centro de educação infantil ao lado da presidente Dilma Rousseff. A creche vai atender 250 crianças na faixa etária entre seis meses e cinco anos.

Ainda que não seja em seu curral eleitoral, a oportunidade para Haddad aparecer ao lado da presidente sempre arranca uns votos a mais.

Na próxima segunda-feira (23), data prevista para que saia do ministério, Fernando Haddad decidiu montar uma despedida em grande estilo. Em um palco montado no salão nobre do Palácio do Planalto, área reservada a grandes anúncios feitos por Dilma, Haddad vai comemorar a marca de 1 milhão de bolsas concedidas no ProUni (Programa Universidade para Todos).

O programa, criado na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abriu as portas das universidades privadas a alunos pobres de todo o país. Pelo menos na teoria. Assim como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que na gestão de Haddad só criaram escândalos e revolta entre os estudantes, o ProUni também tem suas manchas.

Na primeira auditoria do programa, realizada entre junho e novembro de 2008 pelo TCU (Tribunal de Contas da União), 23.100 beneficiados tinham renda familiar acima do limite permitido; 3.561 já possuíam curso superior, o que é proibido pelas regras; e 1.700 bolsistas eram donos de carros novos, sendo, pelo menos, 39 deles de luxo, com valor acima de R$ 90 mil.

No ano passado, mais uma vez repetindo os erros detectados no Enem e no Sisu, centenas de estudantes enfrentaram problemas para se inscrever no ProUni. O resultado foi uma saraivada de críticas na rede de microblogs Twitter que fizeram o Ministério da Educação adiar o prazo de inscrições.

Despedida

Em seu mais recente programa semanal de rádio, o Café com a Presidenta, Dilma aproveitou para já se despedir de Fernando Haddad. Citando o Sisu, a presidente atribuiu o “sucesso” do programa ao ministro.

  • Quero dar os parabéns ao ministro Fernando Haddad, que é responsável por essa grande realização. O Sisu garante vagas nas universidades públicas e nos institutos federais de educação. São 108 mil estudantes que conquistaram suas vagas em 95 instituições públicas de ensino superior.

Na bolsa de apostas ministerial, é dado como certo que o atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, substitua Haddad à frente do Ministério da Educação

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Celular roubado em Campo Grande é recuperado e receptador é preso pela Força Tática em Três Lagoas

Homem foi detido durante patrulhamento, onde o aparelho tinha um registro de roubo na capital sul-mato-grossense.

Carro furtado em Três Lagoas é recuperado durante abordagem em Nova Alvorada do Sul

Carro estava com registro do crime quando foi interceptado, onde os ocupantes alegaram que o veículo foi emprestado para viagem.

Polícia Civil realiza nova fase da operação contra tráfico de drgoas em Selvíria

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos com apoio da Polícia Militar e do Canil, visando o combate ao crime na região.