30.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 23 de dezembro, 2024

Baú e Nordeste são prioridades do Magazine Luiza em 2012

Geral – 17/01/2012 – 18:01

Consolidar as unidades das Lojas Maia e das Lojas do Baú, adquiridas entre julho de 2010 e junho de 2011, são as prioridades do Magazine Luiza para este ano.

“Adquirimos muitas redes e esse será o ano de integração entre elas e do aprofundamento da marca no Nordeste”, disse à Folha a fundadora da rede Luiza Helena Trajano, durante evento de varejo que acontece nesta semana nos Estados Unidos.

A migração do nome das lojas da rede Maia para Magazine Luiza começou em Pernambuco em outubro por 14 lojas. A rede tem hoje mais de 140 lojas. Na aquisição, foram desembolsados cerca de R$ 300 milhões pelo Magazine Luiza.

As Lojas do Baú foram adquiridas por R$ 83 milhões com 121 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Com a operação, o Magazine Luiza herdou 3 milhões de clientes à sua base de cartões.

COMÉRCIO SOCIAL

Outra vertente que a empresa pretende aprofundar no ano é a venda por meio das redes sociais, no chamado “social commerce”.

Pelo modelo criado em novembro passado, batizado de Magazine Você, qualquer usuário de Facebook e Orkut pode virtualmente criar sua seleção de produtos e vender aos seus amigos, com comissões de 2,5% a 4,5%.

Por enquanto o modelo é restrito a funcionários e a intenção é abrir para qualquer cliente da loja nos próximos meses.

“Hoje são 700 lojas de colaboradores e familiares. Essa é uma estratégia importante de crescimento, já que qualquer consumidor poderá ser nosso lojista porta a porta”, afirmou.

As redes sociais respondem por 50% da retenção dos e-consumidores segundo Trajano e as vendas virtuais chegam a 15% do faturamento atual da empresa. “Esse é o momento de integração dos canais de vendas para os consumidores”, disse.

Questionada sobre a concorrência com outras redes de varejo tentando entrar no mercado nacional, a executiva afirma que o varejo de eletrônicos está atento, mas tem um desafio menor do que o imposto às redes de supermercado na mesma situação.

“Assim como os supermercados sobreviveram à concorrência forte das redes internacionais, nossa área responderá positivamente. Hoje já menos cadeias de eletroeletrônicos no mundo interessadas no Brasil do que em supermercados, isso ajuda. Mas mesmo com a chegada daquelas que existem, o mercado será forçado a melhorar a qualidade de seus serviços”, disse.

Em 2010, o Magazine Luiza foi o sexto maior grupo de varejo brasileiro, com R$ 5,1 bilhões em faturamento segundo ranking do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo). Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Americanas foram os líderes.

Fonte: Folha

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alerta de fortes chuvas e riscos de inundações em São Paulo

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) emitiu um alerta de fortes chuvas para a capital paulista entre...

Ministro do STF suspende pagamento de R$ 4 bilhões em emendas parlamentares

Nesta segunda-feira (23), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, suspendeu o pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas parlamentares. Além disso,...

Polícia Militar nega acusações de deputada do PT, estava “embriagada” diz a nota

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) se manifestou sobre a confusão envolvendo a deputada federal Camila Jara (PT) na madrugada deste...