36.2 C
Três Lagoas
domingo, 12 de janeiro, 2025

Após pesquisas, fake news usam Hospital Regional para atacar Guerreiro e Riedel

Visando manchar a imagem da atual administração municipal – mais diretamente do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) e do candidato ao governo, Eduardo Riedel (PSDB), um vídeo circula nas redes sociais, onde se “afirma” que o diretor do Hospital Regional Magid Thomé teria sido preso devido à um “desvio de recursos” na unidade de saúde, o que é inverídico.

O que realmente aconteceu, é que atualmente, Pareja não está respondendo à nenhum processo, e não é alvo de qualquer investigação de desvio ou de má conduta à frente da direção do Hospital Regional de Três Lagoas, e sim um mandado de busca e apreensão expedido pela 1° Vara da 2° Subseção Judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul em Dourados (MS), sendo confirmado por uma nota, divulgada pelo Instituto Ácqua, responsável pela direção da unidade:

O Instituto Acqua informa que obteve conhecimento na manhã desta sexta-feira, 23 de setembro, sobre a investigação realizada pelo Poder Judiciário Federal envolvendo o nome de Demétrius do Lago Pareja, então gestor do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas (MS), unidade de saúde administrada pela organização. O diretor está afastado por 15 dias e nesse período está à disposição para contribuir com as instituições que o investigam e realizar seu direito de defesa com tempo hábil e responsabilidade. Importante ressaltar que tal investigação está relacionada a período anterior à contratação de Demétrius do Lago Pareja pelo Instituto Acqua, ou seja, em questões anteriores a 2019, ano em que foi contratado pela instituição.

A Instituição pontua que todos os profissionais contratados mantêm formação e experiência comprovadas nas áreas em que atuam, em total conformidade com seu Código de Conduta, seguindo rigorosos critérios apresentados em seu Programa de Integridade, reforçado pelo corpo jurídico. Profissionais que integram funções de coordenação, direção e outras categorias de liderança cumprem, rigorosamente, avaliações periódicas.

Vale lembrar que durante a gestão do profissional junto ao Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, de Ponta Porã, a unidade conquistou a Acreditação Nível I pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), sendo a primeira unidade de saúde pública do estado a garantir tal certificação, que atende critérios internacionais de Segurança do Paciente e boa gestão. O Instituto Acqua irá aguardar os próximos passos das análises exercidas pelo Poder Judiciário.

A realidade, é que tal vídeo, espalhado pelos grupos de redes sociais, se trata de uma “fake news”, onde acusa a imprensa de não informar do tal “desvio”, induzindo os eleitores ao erro, e que os meios de comunicação estão coniventes com as práticas ilícitas.

Além disso, por tentar envolver o nome das autoridades – tanto Guerreiro, Riedel e do Governador Reinaldo Azambuja, visam comprometer a campanha, a pouco mais de 5 dias do segundo turno, se torna um jogo de baixo nível, sujando a democracia e desrespeitando o eleitor.

Ângelo Guerreiro é ofendido em grupo de apoio a Contar, que cobra renúncia de prefeito

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, tem sido alvo constante de ataques em grupo de whatsapp denominado “Apoio 3L Contar 28”, administrado por Marcos Silva, mesma pessoa que também é administrador da página do Facebook “A Três Lagoas que quero”. Entre os participantes do grupo disseminador de fake news, encontramos Juvenal Moreira, Renee Venancio, Davis Martinelli, Idevaldo Garcia, Vereadora Sayuri e Jorge Martinho. O motivo das agressões gratuitas é o apoio do gestor municipal ao candidato a governador do Estado Eduardo Riedel.

O grupo “Apoio 3L Contar 28” dá mau exemplo ao espalhar fake news, o que é considerado conduta criminosa passível de punição. Em recente disparo, o jornalista Juvenal Moreira disseminou mentira, tentando enganar os demais participantes de que o candidato Riedel teria fechado apoio ao candidato a presidente Lula (PT) e se revoltado contra o presidente Bolsonaro (PL). Riedel teve sua reputação atacada por integrantes do grupo, que o chamaram de traidor e pilantra.

Eleições: Pesquisas mostram indefinição

Em quatro pesquisas divulgadas na última semana, verifica-se que os cenários captados pelos institutos são diferentes. Contar (PRTB) tem 46% (Ranking), 50% (Ipec), 55,9% (Veritá) e 55,3% (Serpes) das intenções de voto respectivamente. Já Riedel vai de 54% (Ranking) a 44,1% (Veritá), tendo ainda 50% (Ipec) e 44,7% (Serpes).

A diferença nos números máximos e mínimos, no caso de Contar e Riedel é de 9.9%. A disparidade nas pesquisas aumenta a expectativa do público em geral. O fato dificulta previsões, e mesmo as apostas que sempre rondaram as eleições, nesse ano parecem tímidas e com poucos se arriscando a fazê-las. Veja o comparativo:

Metodologia Instituto Ranking:
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro de 2022 com 3 mil entrevistas, com intervalo de confiança de 95%. A margem de erro é de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada nos números: MS-02201/2022 e BR-07415/2022.

IPEC
Foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de outubro, em 28 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral no número 07115/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-06947/2022.

Veritá
A Pesquisa foi feita  de 13 a 16/10 em 20 municípios de Mato Grosso do Sul com 1.221 entrevistas. A margem de erro: 3,0 pontos percentuais. Registrada nos números: MS-07487/2022 e BR-09035/2022 

Serpes:
Foram ouvidas 812 pessoas entre os dias 12 e 15 de outubro, de 29 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-MS sob o número MS-02993/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-09307/2022.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é preso por violência doméstica após 15 anos de tortura

Um homem foi preso na última segunda-feira (06/01), por violência doméstica em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, após torturar e agredir sua companheira...

Infestação de ratos no complexo de ensino da PMDF

O Complexo de Ensino da Polícia Militar do Distrito Federal (Cepom/PMDF) está enfrentando uma infestação de ratos que tem causado problemas sérios para os...

Trabalhador rural morre após tentativa de abuso sexual contra vaca

Um trabalhador rural de 45 anos morreu após sofrer um coice de uma vaca enquanto tentava abusar sexualmente do animal em uma fazenda no...