30.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de setembro, 2024

O mar é a nossa origem e navegar a nossa vocação

A história da Marinha do Brasil

Acompanhar a história da Marinha do Brasil (MB) significa conhecer mais sobre a construção do nosso País. Neste ano de comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, também é importante lembrar o papel da Força Naval na consolidação da Pátria, principalmente na manutenção da integridade territorial do País.

De acordo com Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, “… é impossível falar do processo de consolidação de nossa independência sem falar da atuação da Marinha. E num recorte do contexto histórico, prossegue, os bicentenários da Independência e da Esquadra são faces de uma mesma moeda; são histórias que se entrecruzam no mar e nele continuam e continuarão sendo escritas. Portanto, celebrar os 200 anos da Esquadra, é memorar e homenagear a rica história do Brasil”, conclui.

A comemoração através do Salão de Belas Artes

E para marcar com pompa e circunstância o importante acontecimento, o Comando do 8º Distrito Naval, localizado na Vila Clementino, cidade de São Paulo, celebrará os 200 Anos da Independência do Brasil, 200 anos da Esquadra e 100 anos do prédio do Palácio dos Correios, projetado pelo escritório Ramos de Azevedo, realizando uma concorrida edição do “Salão de Belas Artes”, com a participação de 50 artistas, tendo por finalidade a valorização da expressão artística, oferecendo-lhes a oportunidade de exporem suas obras, estreitando cada vez mais o relacionamento da Marinha do Brasil com o meio artístico.

O Salão terá a produção do experiente jornalista Maurício Coutinho, e estará aberto à visitação gratuita do público no período de 25 de outubro a 25 de novembro de 2022, nas dependências do Centro Cultural dos Correios, em pleno Centro de São Paulo, Vale do Anhangabaú, sendo que no dia 23 de novembro, quarta-feira, as 19 horas, será realizada a Cerimônia de Premiação das melhores obras. Diversas entidades apoiam o referido Salão, dentre elas, a Soamar/Sociedade Amigos da Marinha/SP, Associação Peixe Vivo Educação Ambiental, Cultura e Lazer, SubPrefeitura da Sé, Pró-Centro SP, Febracos/Fed. Brasil. Das Assoc. de Colunistas Sociais, Abime/Assoc. Brasil. de Imprensa de Mídia Eletrônica.

Inaugurado em 2013, o Centro Cultural dos Correios/SP fomenta atividades culturais nos campos das artes visuais, humanidades e música. A agenda é diversificada, durante todo o ano, com o intuito de atingir e atender aos diferentes gostos. O público tem a oportunidade de prestigiar, gratuitamente, artistas em início de carreira como também os renomados, que procuram inserir seus trabalhos em um local que une credibilidade e reconhecimento da sociedade.

Para obter fotos oficiais da Marinha do Brasil, clique aqui:
https://www.flickr.com/photos/mboficial/sets/72177720301708399/

Fotos : Connie Vasconcellos/Maurício Macedo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil negocia libertação de três-lagoense detido na Ucrânia

Para o jornalismo da Rádio Caçula, o Itamaraty confirmou a procura dos familiares de Caio Henrique de Lima à representação do Brasil em Kiev, onde o governo do país europeu foi questionado sobre sua prisão.

Mulher é socorrida após atirar contra si mesma dentro do semiaberto de Três Lagoas

Arma foi disparada acidentalmente após discussão sobre uso de celular onde vítima deu entrada no Hospital Auxiliadora nesta segunda-feira, 16.

Mulher dispara com arma de fogo em si mesma no Presídio de Três Lagoas

Vítima, que foi alvejada acidentalmente enquanto manuseava uma bolsa foi encaminhada ao hospital com ferimentos.