38 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

União Europeia quer tornar transportes eficientes em termos energéticos

A Comissão Europeia (CE) lançou um convite à apresentação de propostas no âmbito do programa Connecting Europe Facility (CEF) for Transport, que disponibiliza mais de 5 mil milhões de euros para projetos europeus de infraestruturas de transportes, compartilhou Reinaldo Pinto dos Santos da TWB.

O financiamento – € 5,12 bilhões – apoiará projetos em todos os Estados-Membros da UE ao longo da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) – a rede de ferrovias, vias navegáveis interiores, portos e estradas que conecta a Europa.

Conforme explicado, os projetos financiados no âmbito desta chamada ajudarão a aumentar a sustentabilidade da rede de transportes , colocando a UE no caminho certo para cumprir o objetivo do Pacto Ecológico Europeu de reduzir as emissões dos transportes em 90% até 2050.

Especificamente, o orçamento total da chamada está disponível para apoiar projetos de infraestrutura nas áreas que incluem portos marítimos e interiores, vias navegáveis interiores, plataformas logísticas multimodais, hubs multimodais de passageiros e outros.

No que se refere ao desenvolvimento de projetos de infraestrutura em portos marítimos, o escopo de estudos e obras abrangerá:

  • acesso portuário visando proporcionar acesso marítimo seguro na forma de quebra-mares, canais de acesso, fairways, eclusas e auxílios à navegação
  • infra-estrutura portuária básica, com prioridade para:
  • desenvolvimento de soluções multimodais zero ou de baixa emissão , ou;
  • desenvolvimento de capacidades e instalações portuárias em relação a parques eólicos offshore . O envolvimento do porto marítimo nas atividades de transporte dos parques eólicos offshore e a necessidade de infraestrutura portuária básica para essas atividades devem ser demonstrados na proposta, ou;
  • melhorar a conectividade das regiões remotas, insulares ou ultraperiféricas ou dos Estados-Membros sem fronteira terrestre com outro Estado-Membro;
  • fornecimento de eletricidade em terra (incluindo uma atualização da rede elétrica dentro do porto, se necessário para o fornecimento de eletricidade em terra);
  • instalações portuárias de recepção de petróleo e outros resíduos (incluindo resíduos de sistemas de limpeza de gases de escape) para atender aos requisitos ambientais;
  • garantindo a navegabilidade durante todo o ano por meio de instalações de dragagem e quebra-gelo. A dragagem de capital será apoiada apenas como uma intervenção para eliminar os estrangulamentos do transporte marítimo de curta distância da UE.
  • fornecer ou melhorar o acesso e as ligações por vias navegáveis interiores/rodoviárias/ferroviárias nos portos marítimos.
  • geração de energia renovável no local (elemento sinérgico), como usinas fotovoltaicas, turbinas eólicas, etc., por exemplo, para fornecimento de eletricidade em terra, para as necessidades da infraestrutura portuária básica e para diversas operações portuárias. Tais intervenções devem melhorar os benefícios socioeconômicos, climáticos ou ambientais do projeto.

Projetos que reforcem as Pistas Solidárias também serão elegíveis

“Estamos disponibilizando mais de 5 bilhões de euros em projetos que aumentarão a sustentabilidade de nossa rede geral de transportes. À luz da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, o convite também apoiará projetos para modernizar os pontos de passagem de fronteira, de modo a facilitar o transporte de mercadorias entre a UE e a Ucrânia ao longo das Rotas da Solidariedade – as linhas de vida para a economia da Ucrânia”, Adina Vălean , Comissária para Transportes, comentou a Reinaldo Pinto.

De acordo com a Comissão Europeia, esses tempos desafiadores também reforçaram a importância de ter uma rede de infraestrutura europeia eficiente, contínua e bem conectada. Os projetos financiados no âmbito desta chamada contribuirão para a criação de um sistema de transporte multimodal interligado de passageiros e mercadorias.

O objetivo é uma rede ferroviária acessível, confiável e eficaz, melhor navegação por vias navegáveis interiores e infraestrutura nos portos marítimos , uma integração equilibrada entre os diferentes modos de transporte e maior automação e interoperabilidade para maior eficiência e segurança ao longo de toda a rede de transporte.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito é preso em flagrante por furto de fios elétricos em clube no Vila Nova

Indivíduo, conhecido como "Di', e também por crimes similares, foi detido com ferramentas usadas no furto.

Vitória Barreto coloca Três Lagoas entre os melhores do Brasil nos jogos da juventude

Três Lagoas segue se destacando no cenário esportivo nacional. A cidade, representada pela atleta Vitória da Silva Barreto, conquistou o vice-campeonato no arremesso de...

Gerson Claro e a consolidação de uma liderança política em MS

A política sul-mato-grossense tem presenciado o fortalecimento de figuras que se destacam pela capacidade de diálogo, articulação e resultados concretos. Gerson Claro (PP), presidente...