38 C
Três Lagoas
quarta-feira, 27 de novembro, 2024

Ministério da Economia garante operação de recursos para transporte urbano gratuito a idosos

Plataforma + Brasil viabiliza auxílio para o custeio da gratuidade aos idosos no uso do transporte público coletivo urbano, instituído pela Emenda Constitucional nº 123/2022

A transferência de recursos para custear a gratuidade do transporte público coletivo urbano aos idosos vem sendo garantida pelo Ministério da Economia, por meio da Plataforma + Brasil. Os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) agora conseguem operacionalizar, via sistema, a transferência de recursos para a União, estados, Distrito Federal e municípios, viabilizando os recursos necessários. A gratuidade do serviço a pessoas com mais de 65 anos virou lei em 2003, com a aprovação do Estatuto do Idoso. O auxílio desse custeio foi instituído pela Emenda Constitucional nº 123/2022 (Inciso IV do Art. 5º) e se estende até 31 de dezembro deste ano. 

O custeio tornou-se necessário em razão da situação de Estado de Emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e derivados, e dos impactos sociais dela decorrentes. Os procedimentos para o aporte da assistência financeira constam de Portaria Interministerial, assinada pelo MDR e MMFDH.

Para pleitear o auxílio do custeio, União, estados e municípios devem comprovar que possuem, em funcionamento, sistema de transporte público coletivo de caráter urbano, semiurbano ou metropolitano, conforme definições constantes na referida norma. 

Com o objetivo de orientar os entes da Federação na concessão desse recurso – operacionalizado por meio da Plataforma + Brasil –, o Departamento de Transferências Voluntárias da União (Detru) do Ministério da Economia promoveu, em parceria com o MDR, o MMFDH e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) o webinar “Tira-Dúvidas sobre a Transferência dos Recursos de Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público na Plataforma +Brasil”. O evento podem ser acessados no canal no YouTube do Ministério da Economia.

Plataforma + Brasil 

Instituída pelo Decreto nº 10.035, de 1º de outubro de 2019, a Plataforma + Brasil é uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à operacionalização informatizada das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.  

A ferramenta visa padronizar e simplificar os processos de transferências de recursos e possibilitar maior rastreabilidade, integridade e transparência dos recursos aplicados, com foco na geração de resultados para a sociedade. Por meio da solução, o cidadão pode acompanhar a aferição de resultados das políticas públicas implementadas com recursos públicos.    

Atualmente, 17 modalidades estão sendo operacionalizadas na Plataforma + Brasil, como convênios e contratos de repasse.

Ministério da Economia

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito é preso em flagrante por furto de fios elétricos em clube no Vila Nova

Indivíduo, conhecido como "Di', e também por crimes similares, foi detido com ferramentas usadas no furto.

Vitória Barreto coloca Três Lagoas entre os melhores do Brasil nos jogos da juventude

Três Lagoas segue se destacando no cenário esportivo nacional. A cidade, representada pela atleta Vitória da Silva Barreto, conquistou o vice-campeonato no arremesso de...

Gerson Claro e a consolidação de uma liderança política em MS

A política sul-mato-grossense tem presenciado o fortalecimento de figuras que se destacam pela capacidade de diálogo, articulação e resultados concretos. Gerson Claro (PP), presidente...