Geral – 16/01/2012 – 16:01
O indicador fechou o penúltimo mês de 2011 com 140,19 pontos, contra 138,60 em outubro, o que indica uma expansão de 1,15%, considerando os dados dessazonalizados. Essa foi a maior expansão verificada pelo indicador em um único mês durante todo o ano passado. O crescimento em novembro reverteu uma sequência de três meses consecutivos de recuo na economia.
Esse movimento aponta que a economia do País retomou o cresicmento no quarto trimestre, após a estagnação verificada no período de julho a setembro, quando o Produto Interno Bruto (PIB) foi de 0%. Em outubro, o IBC-Br desacelerou 0,3%
Em 2011, no acumulado até novembro, a expansão foi de 2,88%. Já a taxa anualizada, que compreende os últimos 12 meses terminados em novembro, mostra crescimento de 3,04%, também na série dessazonalizada.
O IBC-Br mostra a estimativa para a produção mensal dos três setores da economia (indústria, agricultura e serviços), e de impostos sobre produtos.
O indicador é visto pelo mercado como uma boa antecipação do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo País em um determinado período de tempo.
O resultado do PIB é divulgado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após o encerramento de cada trimestre.
Copom
O IBC-Br é um dos indicadores de atividade econômica utilizados pelo Banco Central, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), para definir o rumo da taxa básica de juros, a Selic.
O Copom inicia nesta terça-feira a primeira reunião de 2012. A definição sobre a taxa de juros será conhecida na noite de quarta-feira.
O mercado financeiro manteve suas previsões para a Selic neste ano, em 9,5%, e reduziu a expectativa de crescimento econômico em 2012, a 3,27%, segundo o relatório Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira.
Atualmente, a taxa Selic está em 11% ao ano. A expectativa dos analistas ouvidos pelo BC é de que os juros recuem 0,5 ponto percentual nesta semana, para 10,5% ao ano. Se essa projeção se confirmar, será o quarto corte consecutivo na Selic. O BC começou o ciclo de redução da taxa de juros na reunião de agosto do ano passado.
As projeções do mercado financeiro apontam ainda para mais dois cortes, com os juros básicos indo para 10% ao ano na reunião do Copom, em março, e para 9,5% ao ano em abril, com a autoridade monetária encerrando o ciclo de cortes em 2012.
Fonte: Ig