Projeto Conexão Profissional pretende capacitar e conectar pessoas em busca de uma vaga no mercado de trabalho a empresas de Três Lagoas por meio de um catálogo de profissionais.
Com apoio da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, o Centro Juvenil Jesus Adolescente, da Missão Salesiana de Mato Grosso, lança iniciativa voltada para colocação e recolocação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho de Três Lagoas (MS). A ação faz parte do Projeto Conexão Profissional, que pretende gerar trabalho e renda ao conectar pessoas desempregadas a oportunidades de empregos temporários ou fixos por meio de um catálogo on-line de profissionais.
“O projeto Conexão Profissional está diretamente alinhado à meta da Suzano de tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza em suas áreas de atuação até 2030. Para nós, a redução das desigualdades sociais depende, principalmente, de dois fatores: educação, com foco em qualificação profissional, e geração de trabalho e renda. Por isso, a importância dessa iniciativa em parceria com a Missão Salesiana, que irá colaborar com o contato de famílias em situação de vulnerabilidade aos cursos de formação e vagas de empregos disponíveis”, destaca Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.
Por meio da iniciativa, pessoas em busca de uma oportunidade de emprego terão acesso gratuito a cursos capacitação de rápida duração, como: mecânica de auto e motos, elétrica, jardinagem, costura, garçom/garçonete, limpeza, manicure e pedicure e estética (design de sobrancelha e depilação). Após a formação, a pessoa será inserida no catálogo do Conexão Profissional, que pode ser acessado por empresas e contratantes em potencial no site da Missão Salesiana. A expectativa é que a página seja lançada a partir da primeira semana de setembro.
“A Missão Salesiana de Mato Grosso tem como missão garantir os direitos daqueles mais vulneráveis e esse encontro com a Suzano só dignifica e engradece o nosso trabalho. Nós entendemos que é por meio do trabalho que as pessoas vão conquistar os seus espaços, vão ter visibilidade dentro da sociedade, garantir seus direitos e oferecer uma melhor qualidade de vida para as suas famílias”, completa Sadi Silva, coordenadora do Centro Juvenil de Três Lagoas.
Como participar
O projeto é destinado para pessoas com 18 anos ou mais, residentes em Três Lagoas e que comprovem renda familiar por pessoa de até R$ 518,00 por mês. A pré-inscrição pode ser feita por meio da plataforma on-line Conexão Profissional, pelo WhatsApp (67) 99848-8396, ou na sede do Centro Juvenil.
As pessoas que tiverem sido selecionadas para os cursos profissionalizantes e o concluírem serão cadastradas diretamente na plataforma Conexão Profissional. Por outro lado, para a contratação da prestação de serviços, a pessoa ou empresa interessada poderá solicitar candidatos, diretamente no Centro Juvenil, WhatsApp ou pelo site.