Investimentos de R$ 50 bilhões são necessários para economia de 26% com logística de grãos, minério e celulose.
É caro e vai levar tempo, mas obras em ferrovias e hidrovias são necessárias para dar conta do escoamento da produção crescente de grãos, minério e celulose em Mato Grosso do Sul. Hoje, 80% de tudo o que é produzido sai do Estado por rodovias. O Governo Federal prevê investimentos para migrar essa logística e, assim, reduzir em até 26% os custos dos transportadores.
As obras devem custar cerca de R$ 50 bilhões e gerar 127 mil empregos até 2035, conforme o estudo de diagnóstico logístico elaborado pela EPL (Empresa de Planejamento e Logística) do Governo Federal, divulgado pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
O titular da Semagro, Jaime Verruck, explica que o estudo elencou todos os produtos do Estado e suas rotas de escoamento.
“Nós temos crescido a produção de minério, de soja, de milho, de celulose. Então, isso faz com que tenhamos uma concentração de toda essa operação em cima do modal rodoviário, em caminhões. Então, com os caminhões percorrendo longas distâncias o efeito disso é a elevação do custo de produto. Este é um gargalo em logística. O produto sai de alguma forma, mas com o custo elevado”, explicou Verruck.
O secretário detalha que há commodities, mas também muito produto fragmentado. “Então, identificamos que primeiro, temos que ter no curto prazo um forte investimento na manutenção das rodovias. Esse é o principal ponto que o Governo do Estado ele acaba atuando hoje nas estaduais. Atualmente, o Governo está fazendo mais mil quilômetros de asfalto no estado de Mato Grosso do Sul, que é para inteirar, para fazer a interação com essas rodovias federais”, disse.
Nas rodovias federais, a BR-262 é a que tem maior demanda de logística. Desde o ano passado, houve um aumento significativo de carga, principalmente após o problema na hidrovia com a estiagem e a entrada do minério nessa rodovia, saindo de Corumbá.
Para reorganizar as rodovias, o estudo apontou necessidade de investimento de R$ 18,10 bilhões em 103 projetos rodoviários, totalizando 5.800 quilômetros.
Ferrovias – Todo o transporte pela ferrovia de Mato Grosso do Sul não passa de 2%. O Governo do Estado está propondo a médio e longo prazo os projetos de ferrovia com a Nova Ferroeste, que deve ser licitada já neste ano e a relicitação da Malha Oeste, também ainda em 2022.
“Nossa meta é mudar o perfil, sair de 80% da rodovia para 50%; e os 50% restantes entre a ferrovia e hidrovia, que vai ter uma capacidade de expansão relativamente pequena por causa do clima. Mesmo assim estamos focando nestes dois modais”, disse o secretário.