Geral – 16/01/2012 – 13:01
Os amantes de vinho só têm a comemorar. Cada vez mais, estudos científicos apresentam evidências de que o consumo moderado da bebida pode ajudar o organismo de várias formas. O mais recente estudo mostra que mulheres que têm o hábito de consumir cerca de 250 ml de vinho tinto por mês apresentam níveis de estrogênio menores. O hormônio é conhecido por aumentar os riscos do câncer de mama.
De acordo com o jornal Daily Mail, o estudo foi publicado no Journal of Women’s Health. A pesquisa mostrou ainda que, por conta de sua composição, apenas o vinho tinto apresentava fatores de proteção contra a doença. Os médicos compararam mulheres que bebiam Carbernet Sauvignon (tinto) ou Chardonnay (branco) e concluíram que apenas o primeiro grupo apresentou diferenças na concentração do hormônio.
Outro estudo, publicado no periódico FASEB, mostrou que o resveratrol, substância presente no vinho tinto, pode diminuir o crescimento das células de câncer de mama. Os médicos frisaram a necessidade de se fazer um consumo moderado, e não excessivo, para conseguir os resultados.
Fonte: Terra