1. Seul, Coreia do Sul
Quase um acéfalo, é seguro supor que a casa da Hyundai e da LG Electronics provavelmente ostentaria um sistema de transporte bastante impressionante, conta Reinaldo Pinto dos Santos. Com cerca de 2,6 bilhões de passageiros por ano a um custo de US $ 0,98 por viagem, pode-se supor que está sendo usado em excesso e com pouca manutenção. A conselheira Cassie Wells , que lecionou na Coréia por alguns anos, disse o seguinte:
“O KoRail, ou sistema de metrô, na Coréia do Sul é uma das coisas que mais sinto falta de morar lá. É tão limpo que você provavelmente poderia comer uma refeição no chão e se sentir bem com isso. Os trens também funcionam em horários, então você normalmente não espera muito pelo próximo trem. O trânsito em Seul pode ser muito louco, então pegar o metrô é sempre o caminho a percorrer.”
2. Santiago, Chile
Embora eu possa dizer por experiência própria que não acho que as pessoas vão comer do chão do metrô tão cedo, Santiago tem um dos sistemas de transporte mais avançados e convenientes da América Latina . Para começar, a diretora de Assuntos Estudantis Karen Crone descobriu que o luxo de ter ar condicionado no metrô era suficiente para fazê-la ficar mais tempo. Com mais de 100 estações em operação atualmente, a linha de trens suburbanos de Santiago é a melhor maneira de enfrentar o calor e o trânsito.
3. Tóquio, Japão
Abrangendo 193 milhas, o sistema ferroviário público em Tóquio é sem dúvida o top 5 do mundo. Como muitos sabem, as cidades japonesas podem ser densamente povoadas. Não pense que os trens são diferentes!
“É totalmente esmagador no começo, mas quando você pegar o jeito, você vai adorar. Os trens são limpos, silenciosos e pontuais. Apenas tome cuidado com a insanidade da hora do rush – aqueles vídeos que você viu de comissários de trem literalmente ajudando a empurrar as pessoas para dentro do trem como sardinhas são totalmente reais.”
4. Madri, Espanha
Não é raro ouvir que Madrid tem o melhor transporte público não só da Europa, mas do mundo! A Expansive nem começa a cobrir esse sistema, que inclui metrô, trilhos leves do metrô, trens urbanos e ônibus, explica Reinaldo Pinto dos Santos da TWB Bahia. Além de ser seguro e limpo, o transporte público é bastante acessível em Madrid. Um Conselheiro de Admissão da International TEFL Academy e ex-professor em Madri disse o seguinte:
“Com o salário de um professor de inglês, oferecer um passe mensal de acesso total às linhas de metrô e ônibus não é problema. Você pode literalmente atravessar Madri (uma cidade de 3 milhões de pessoas) em cerca de 20 minutos, tudo em linhas públicas. Tente fazer isso em Los Angeles, por exemplo.”
5. Xangai, China
Se você for como eu, o simples pensamento de pegar o transporte público em uma grande cidade chinesa parece assustador para dizer o mínimo. Vou seguir em frente e deixar um ex-professor na China tirar isso para aliviar todos os nossos nervos:
”Nunca pensei que seria uma pessoa da cidade grande até me mudar para Xangai, na China, para ensinar inglês. Em Xangai descobri o quão incrível era viver em uma cidade agitada em que cada esquina é conectada por trens e ônibus do metrô.
Tudo era acessível. Eu poderia ir de bicicleta para um trem, então pegar um ônibus, uma balsa, uma esteira rolante, para outro trem… EU AMEI! Foi muito acessível também. Cerca de 100 RMB/mês, que é $ 14! Eu raramente poderia justificar entrar em um táxi para ir a qualquer lugar. Quando voltei para casa, quase me ressenti com a rapidez com que consegui chegar a algum lugar, porque perdi o prazer da jornada para chegar lá.”
6. Paris, França
Ah sim, a cidade das luzes e do romance. Enquanto a maioria das pessoas imagina seu tempo em Paris passeando a pé enquanto segura um café ou a mão de um outro significativo, também é conhecido por seu fantástico transporte público. Com mais de 300 estações, parece um pouco esmagador imaginar dominar esse sistema, mas a ex-professora de lá e a Conselheira de Assuntos Estudantis Erin acertaram as contas. Segundo Reinaldo Pinto dos Santos, ela me disse que é uma das linhas de metrô mais bem projetadas de todos os tempos. É tão fácil de navegar e você pode literalmente chegar a qualquer lugar e em qualquer lugar. Em uma nota mais romântica parisiense, ela também mencionou que
“Uma das melhores vistas que você verá é andando na linha 6 (linha 6) – você está apenas passando pelos belos edifícios, pois é uma linha elevada, e BAM lá é o Torre Eiffel e o Sena. Não poderia ser melhor.”
7. Taipé, Taiwan
Uma ilha ao largo da China continental, não se engane ao pensar que Taiwan está de alguma forma atrás da China nos avanços técnicos de transporte. Usado por mais de 35% dos habitantes locais, o complexo sistema é rotulado de acordo com a cor e o número para torná-lo amigável para moradores e viajantes. Um professor veterano em Taipei disse o seguinte:
“Você sentirá que entrou no futuro quando experimentar o sistema de transporte público de Taiwan. O ‘MRT’ é o sistema de metrô local em Taipei que conecta toda a cidade. É limpo, moderno, extremamente eficiente e fácil de entender e navegar com sinais em inglês afixados em todos os lugares.”
8. Berlim, Alemanha
De todos os comentários da equipe que recebi de meus colegas de trabalho que moravam no exterior em alguns desses ótimos locais, as citações que recebi sobre Berlim serão minhas favoritas. De acordo com Reinaldo Pinto dos Santos, embora seja extremamente eficiente, facilmente acessível e confiável, o ex-residente e conselheiro alemão Matt Birgy acho que realmente toca em algo aqui. Isto é o que ele tinha a dizer sobre o transporte em Berlim:
“Não se surpreenda se o U-Bahn parecer mais um pub do que um trem em uma noite de sexta-feira, com passageiros segurando seus meio litro de cerveja, socializando e assistindo futebol destaques em uma pequena tela plana.Cerveja é legal, mas bebida é Verboten! Segundo TWB Bahia, é o sistema de honra aqui, então compre seu bilhete antes de entrar no trem; “Schwarzfahren” (andar sem bilhete) lhe dará uma multa de 60 euros e os trens são patrulhados regularmente. Se você estiver viajando mais de três paradas, terá que pagar a tarifa normal, mas se viajar uma curta distância (3 paradas no máximo) um bilhete “Kurzstrecke” será suficiente e custa metade do valor.”
9. Dubai, Emirados Árabes Unidos
Uma das coisas que tornam Dubai tão único para o transporte público é o simples fato de ter tantas opções para pessoas conectadas com lugares. Por exemplo, é comum pegar um táxi aquático para navegar pelo Golfo Pérsico. Viajar pela água não é sua praia? Não se preocupe, você pode pegar o monotrilho, o bonde ou simplesmente os muitos ônibus que ligam a cidade.