Atualização para novo documento não é obrigatória, mas novos condutores já terão a CNH com alterações
Três Lagoas (MS) – De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Mato Grosso do Sul emitiu 2.850 novas CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação) no mês passado. Desde 1º de junho, o Estado é o pioneiro na emissão do documento atualizado, com alterações em relação à carteira antiga.
Quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar. O documento na versão atual continuará válido, mas caso o condutor queira ter o documento no novo modelo, poderá solicitar a segunda via, mediante recolhimento das taxas de serviço.
A validade também segue a mesma, conforme determinação publicada em 12 de abril de 2021. Ela tem de ser renovada a cada 10 anos para motoristas com menos de 50 anos, cinco para cidadãos de 50 a 69 anos e três para condutores com 70 anos ou mais.
Segurança – Segundo o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, o novo documento incorpora elementos gráficos que vão dificultar falsificações e fraudes, o que o torna ainda mais seguro. Além disso, há incorporação de tabela com categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que o condutor seja facilmente identificado fora do Brasil.
Frederico destaca ainda que a nova habilitação está mais moderna, trazendo nome social e a filiação afetiva do condutor se ele assim desejar. “Nosso objetivo é trazer mais facilidade para a vida do cidadão brasileiro”, finalizou.