O que é o comércio unificado e como funciona essa estratégia ?
A empresária Cristina Boner, observa que rastrear o caminho do consumidor para a conversão pode ser complicado – com pessoas se movendo em vários canais on-line e offline, comprando bens e serviços de uma maneira que lhes cai bem.
A abordagem omnichannel – embora bem estabelecida e proficiente em fornecer produtos em vários canais – pode subestimar as empresas. Não atende às necessidades logísticas complexas do mundo moderno.
Segundo Cristina Boner, o comércio unificado (UC) é o próximo passo na cadeia evolutiva – oferece aos consumidores total comodidade e aos comerciantes maior compreensão. Ele fornece mais do que uma abordagem omnichannel aos olhos do negócio e do cliente.
Cris Boner diz que comerciantes bem-sucedidos se concentram em objetivos de longo prazo – isso requer estratégias de negócios que possam cumprir essas metas. A pandemia forçou as empresas a tomar decisões reativas. Estes não necessariamente forneceram valor de negócios de longo prazo.
O CU coloca a experiência do cliente (CX) no centro das operações – mas a estratégia permanece em sua infância. A empresária analisa as formas mais eficazes de desenvolver propostas comerciais centradas na UC – e por que elas são benéficas.
Troca da Guarda
Essa estratégia não fornece integração entre as vendas de canais – nem armazena dados de transações e inventário em um único local. Essas lacunas operacionais significam que desenvolver CX sem atrito é impossível. Isso pode prejudicar a rentabilidade dos comerciantes.
Os comerciantes tradicionalmente estabelecem proposições de comércio eletrônico – o problema é que estas se diferenciam das lojas de tijolo e argamassa. A proliferação de canais dificulta a capacidade dos comerciantes de manter visões gerais precisas nos principais pilares do negócio:
- Comportamentos do consumidor
- Gestão de estoques
- Padrões de gastos
Essa pressão prejudica o CX – e prejudica a percepção de valor de longo prazo das marcas. Os comerciantes precisam se concentrar no alinhamento do canal. As previsões preveem que o valor global de mercado do comércio eletrônico subirá para US$ 6.169tn até 2023 – e englobará mais de 22% das vendas totais no varejo.
Adotar uma plataforma centralizada – que conecta canais voltados para o consumidor com sistemas back-end – é o caminho a seguir. Mas a transição de uma abordagem omnichannel requer confiança.
Os clientes precisam ter certeza de que suas informações pessoais estão protegidas – e que os dados serão anônimos, a menos que a permissão seja concedida.
UC – O Caminho do Futuro
UC pode parecer assustador – alguns comerciantes não têm certeza por onde começar.
Desenvolver uma compreensão detalhada dos princípios que sustentam essa proposição é vital. Os vencedores serão aqueles que criam uma vantagem sustentável e competitiva – isso decorre do CX sem atrito.
Cristina Boner lembra também que existem vários benefícios que decorrem de uma estratégia focada na UC:
Sistema de devoluções melhorado
A produtividade dos funcionários – ao mesmo tempo em que se concentra no processamento de retornos – cai drasticamente. A taxa média de retorno do comércio eletrônico é de 30% – e isso está crescendo. Os retornos pós-Natal do Reino Unido aumentaram 24 % em relação ao ano anterior. A utilização de recibos eletrônicos e a colagem de informações em canais de compra podem ajudar as devoluções a prosseguir rapidamente.
Distribuição de fornecimento eficaz
Os comerciantes – usando dados históricos de inventário de uma única plataforma – podem identificar padrões de estoque. Isso garante que os produtos sejam distribuídos com maior eficiência. Também reduz o desperdício e impulsiona a melhor rentabilidade.
Maior compreensão do consumidor
A UC permite que os comerciantes desenvolvam uma compreensão abrangente dos traços e comportamentos dos clientes. A taxa média de abandono de carrinhos de compras online é de 70% – os comerciantes podem usar essa estratégia para reduzir o atrito e obstáculos que impedem conversões. Isso também facilita melhorias no CX.
Proteção contra fraudes atualizada
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a forma como seus dados pessoais são armazenados e usados. Os comerciantes também estão preocupados em serem alvo de transações fraudulentas. As perdas globais incorridas por fraude de pagamentos devem subir para US$ 40,62 bilhões até 2027. A consolidação de sistemas permite que soluções de segurança melhoradas sejam implementadas sem problemas.
O Plano está se unindo
O impacto da pandemia permanece generalizado – as empresas continuam a reagir a desafios imediatos em vez de ficar de olho no futuro. A UC oferece aos comerciantes os blocos de construção para um sucesso sustentado. A coleta de dados – fornecida por clientes satisfeitos – é fundamental para avançar.
O uso da UC dentro de soluções de pagamento, acrescenta Cristina Leo Boner, pode enriquecer as trocas de dados em todo o ecossistema de pagamentos – e permitir que todos colhem os frutos do próximo passo no processo evolutivo de pagamento.
Leia Mais:
Cristina Boner e Bruna Boner falam sobre Diferencial no Mercado
Cristina Boner mostra como inteligência artificial vai ajudar a medicina
Cristina Boner e Bruna Leo mostra plataforma para economia circular