Modelo agora será nas cores verde e amarelo e será emitido a partir do dia 1º de junho
Mato Grosso do Sul – Foi eleito pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em ser o primeiro estado a imprimir o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Aprovada em dezembro de 2021, seguindo a resolução nº 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A nova CNH segundo o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, que estará presente no evento que acontecerá as 9h no auditório do Bioparque Pantanal, na Avenida Afonso Pena. Relatou que o documento incorpora elementos gráficos que vão dificultar falsificações e fraudes, o que o torna ainda mais seguro.
“A nova CNH vai trazer um código MRZ, aquele utilizado em passaportes, permitindo o embarque em terminais de autoatendimento. O novo documento também terá uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que aquele condutor seja facilmente identificado fora do Brasil, além de traduções em outros dois idiomas, inglês e espanhol”, explicou.
Além disso, outras modificações também na nova versão da carteira de motorista, será a assinatura do condutor, que também mudou de lugar, agora ela ficará abaixo da foto. Já as categorias registradas no documento ficarão marcadas por desenhos de veículos.
Para o diretor presidente do Detran-MS, a escolha do Estado para o lançamento deste novo modelo é importante, reafirma o importante papel que Mato Grosso do Sul tem desempenhado na evolução do trânsito digital.
Sendo o “nosso objetivo, garantirmos sempre um excelente serviço aos cidadãos de forma, a construir uma relação segura e confortável com os nossos clientes. Agora vamos sediar o lançamento do novo modelo de CNH, o que nos deixa muito felizes por fazermos parte desse momento de modernização na área de políticas voltadas para o trânsito”, destacou.
Vale ressaltar que as categorias de CNHs nacionais não serão alteradas, a indicação de CNH temporária ou definitiva ficará no canto superior direito pela letra P ou D. O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.
O novo modelo da CNH começará a ser emitido no dia 1º de junho. Mas quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar.
Caso “o condutor queira ter o documento no novo modelo, poderá solicitar a segunda via, mediante recolhimento das taxas de serviço”, informa a diretora de Habilitação.
Emissões até dia 27
Em virtude dessa mudança as emissões de CNHs no MS serão realizadas até as 18h do dia (27), sexta-feira. Essa medida é necessária em virtude dos ajustes sistêmicos para adequar a emissão do novo modelo de documento, que será emitido a partir do dia 1º de junho. Assim, nos dias 30 e 31 de maio não haverá emissão de CNH.