Saúde – 04/07/2012 – 15:07
Donos de cães agora saberão mais rápido se o seu animal está com leishmaniose. A Administração Municipal de Brasilândia, por meio da Secretaria de Saúde, através do Núcleo de Epidemiologia e Controle de Vetores já dispõe do teste rápido para detectar a doença.
Antes dessa ação, os agentes de endemias recolhiam o sangue do animal e encaminhavam para Campo Grande e, dependendo da demanda, podiam demorar até mais de um mês para emitir o resultado. Agora, com este teste, o dono do animal fica sabendo em 20 minutos se o cão tem ou não a doença.
Caso o teste aponte o resultado positivo, amostra retirada é encaminhada para o LACEN em Campo Grande onde será processada a contra prova.
Se nos resultados apontarem incidência da doença, o dono do animal deve entregar o animal que é encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses, em Três Lagoas, mas se der negativo, o animal apenas recebe a coleira impregnada com alfacipermetrina, para evitar o contágio.
Até o momento, cerca de 30 testes já foram realizados. O objetivo desta nova ferramenta é agilizar os resultados. Mensalmente, Brasilândia recebe do Ministério da Saúde 40 kits para realização dos testes em demanda espontânea.
O Prefeito de Brasilândia, Dr. Antônio de Pádua Thiago, reforça o pedido a todos os donos de cães para que evite qualquer tipo de criadouro do mosquito transmissor, como a manutenção dos quintais limpos, evitar criar galinhas e porcos no perímetro urbano. “Peço para que todos continuem fazendo os exames em seus cães e utilizem as coleiras em seus animais, assim manteremos a leishmaniose longe de Brasilândia”, finaliza.
Fonte: Assessoria/NG