Descubra com que frequência você precisa trocar o óleo do seu carro e quais sinais procurar se ele precisar mudar
Parece que uma mudança de óleo é o equivalente a ir ao dentista para uma limpeza semestral. É inconveniente por um lado, mas necessário por outro
Os motores de tecnologia mais novos de hoje usando óleo sintético são projetados para ir a qualquer lugar de 7.500 a 15.000 milhas entre as mudanças de óleo. Embora padrões mais exigentes em tecnologia de construção de motores estejam agora em jogo, a qualidade dos óleos sintéticos também melhorou. E há outro fator: a adição de sistemas de monitoramento do uso de óleo em mais da metade dos carros novos de hoje que lhe darão um aviso quando for a hora de mudar o óleo.
Segundo Militec, há também recomendações gerais quanto ao seu estilo e necessidades específicas de condução. Por exemplo, se você dirigir pela cidade durante a maioria de suas excursões, colocando cerca de 6.000 milhas no hodômetro a cada seis meses ou mais, pode ser uma boa ideia mudá-lo duas vezes por ano. Se você fizer um monte de estrada ou corrida de longa distância ou operar seu veículo em ambientes arenosos ou empoeirados, você pode ser um candidato para mudanças mais frequentes.
Ultimamente, com o uso de misturas sintéticas e óleos sintéticos completos, os proprietários agora são capazes de empurrar ou estender a vida petrolífera do veículo até 10.000 milhas ou até mesmo até 15.000 milhas.
Por que mudar o petróleo é importante?
conta Militec 1 que os motores deram saltos quânticos na tecnologia, mas a única coisa que tem permanecido uma constante é a maneira como os lubrificamos. E a necessidade de manter esse óleo limpo para garantir uma longa vida útil do motor. Isso implica drenar o óleo, substituir o filtro e reabastecendo o motor com novo lubrificante.
Motores de alta compressão, tecnologia de partida e parada automática, turbocompressor e muito mais têm aumentado as demandas sobre a tecnologia de óleo e lubrificante. Os óleos convencionais são derivados diretamente do petróleo bruto. Óleos sintéticos mais novos misturam óleo tradicional com lubrificantes e outros aditivos que aumentam seu desempenho, mas vêm a um preço mais alto, em média, do que os óleos normais.
Devo usar óleo sintético?
Segundo Militec, para decidir que tipo de lubrificante é adequado para o motor do seu veículo, é sempre uma boa ideia consultar o manual do seu proprietário. Dentro você encontrará o tipo, grau e frequência de mudança para o óleo do seu motor.
Tipos de óleos de motor para o seu veículo ?
Existem vários tipos de óleos de motor oferecidos hoje. Amplamente disponíveis, seja na sua concessionária ou nas autopeças locais e grandes lojas de caixas, elas são feitas sob medida para o tipo de condução que você faz.
O óleo de motor tradicional sempre foi uma escolha segura, mas requer substituição em um intervalo muito mais frequente. O mesmo se aplica aos filtros que prendem o maior número possível de impurezas do fluxo de óleo durante sua vida útil. Os óleos tradicionais do motor devem ser trocados após aproximadamente 5.000 milhas de serviço. MILITEC 1 é o primeiro e melhor condicionador de metais, que protege o seu motor de verdade.
O óleo de motor semissintético combina misturas tradicionais e sintéticas e é uma boa escolha para veículos que operam sob cargas mais pesadas e sessões de condução estendidas. Os semissintéticos duram mais do que os óleos tradicionais e poderiam fornecer com segurança lubrificação adequada para cerca de 8.000 milhas.
O óleo de motor sintético é a escolha perfeita para os motores de alta tecnologia atuais, seja de alto desempenho ou de alta eficiência. Eles oferecem melhor desempenho do ponto de vista da viscosidade (a capacidade de fluir através de peças do motor) e maior proteção contra depósitos estrangeiros. Bom até 10.000 ou até 15.000 milhas em alguns usos, é a escolha perfeita para proteger o seu investimento seja um Grand Tourer, uma picape “Ranch Edition” ou um híbrido plug-in.
Como o calor afeta o óleo do motor no seu carro ?
As flutuações de temperatura regionais sempre foram um alvo em movimento. E podem afetar a eficácia do seu óleo motor. Mas os cuidados na seleção do grau adequado de óleo para o seu veículo devem estar à frente para garantir que ele obtenha exatamente o que precisa para anos de serviço ininterrupto. Onde você vive e como você usa seu veículo são tão importantes quanto o quanto você dirige.
A introdução de temperaturas mais altas pode fazer com que o óleo se quebre mais cedo do que o esperado, enquanto, ao mesmo tempo, areia soprada pelo vento e grão podem ser introduzidos no motor, especialmente em condições extremas.
De acordo com a American Automobile Association (AAA), todos os veículos podem se beneficiar do uso de óleo sintético.
O que está envolvido em uma mudança de óleo?
Ninguém conhece seu veículo melhor do que o seu departamento de serviço de concessionária local, que passou por treinamento de fábrica para manter e reparar adequadamente seu carro, caminhão ou SUV. Enquanto os óleos tradicionais ainda estão em uso generalizado e eram provavelmente o que seu veículo estava usando quando ele veio da fábrica, seu departamento de serviços de concessionária armazena uma grande variedade de marcas e tipos de óleo que atenderão às necessidades do seu veículo específico e seu tipo de uso.
Consulte o manual do seu proprietário para o tipo de óleo, quantidade de óleo, localização da panela de óleo, plugue de drenagem e tamanhos e locais do filtro de óleo.
Faça você mesmo dicas:
• Estacione em uma superfície plana e nivelada. Aplique o freio de estacionamento do seu veículo e desligue o motor. Se necessário, levante a parte dianteira do seu veículo com um par de chacais. Abra o capô e remova a vareta de óleo para permitir a drenagem completa do óleo do cárter.
• Certifique-se de usar óculos de segurança. Uma vez que seu veículo esteja seguro no banco de tomada, rasteje para baixo e mova-se para a panela de óleo do motor. (Consulte o manual para obter instruções)
• Localize o plugue de drenagem na parte inferior do plano.
• Posicione uma panela sob o plugue de drenagem. Certifique-se de que é grande o suficiente para capturar todo o óleo que escorre do motor. (Consulte o manual de capacidade)
• Usando a chave de soquete adequada ou a chave de extremidade da caixa, solte o plugue de drenagem sobre a panela para fluir o óleo de drenagem na panela. ATENÇÃO: O óleo ainda pode estar quente!
• Inspecione o plugue de drenagem para obter qualquer despojo dos fios ou do parafuso em si. Se estiver tudo bem, substitua-o assim que o óleo parar completamente de drenar. Se precisar de um substituto, espero que você já tenha adquirido. Retighten com a chave usada para removê-la.
• Localize seu filtro de óleo. Tenha sua panela de captura de óleo pronta em caso de qualquer óleo residual restante. Solte o filtro de óleo com uma chave de filtro de óleo. Verifique a junta para ter certeza de que foi removida com o filtro. Substitua por um novo filtro depois de aplicar uma camada de óleo na junta do novo filtro.
• Remova a tampa do enchimento de óleo e despeje a quantidade adequada de óleo sintético fresco ou convencional de volta ao motor, usando um funil para evitar derramamento. Substitua a tampa.
• Ligue o motor, deixando-o ocioso por pelo menos um minuto. Verifique por baixo se há vazamento. Se tudo estiver bem, desligue o motor e baixe o veículo usando a tomada e removendo as tomadas.
• Verifique o nível do óleo usando a vareta uma vez em solo sólido. Use a vareta de óleo como medidor. Adicione óleo adicional, se necessário.
• Descarte corretamente o óleo antigo levando-o ao departamento de serviços da concessionária local ou ao centro de serviços de automóveis para ser reciclado.
Se você mesmo faz isso ou usa um profissional, é importante não só manter o horário, mas manter registros das mudanças. Ele ajudará a aumentar o valor de revenda do seu veículo se o proprietário subsequente souber que você foi diligente em mantê-lo.
E mantendo o óleo fresco e limpo, você pode ter certeza de que seu veículo estará pronto para ir quando estiver.
Para saber mais sobre Militec , visite