35.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de novembro, 2024

Jogadores brasileiros em hotel pedem ajuda para deixar Ucrânia em meio à invasão da Rússia

Presidente russo pediu aos soldados ucranianos que deponham as armas. ‘A verdade está do nosso lado. Os objetivos serão atingidos’, discursou. Brasileiros pedem ajuda à embaixada para sair do país.

Cerca de 20 brasileiros estão em um hotel localizado na cidade de Kiev, na Ucrânia, e pedem ajuda à embaixada brasileira para deixar o país após o anúncio da invasão das tropas militares russas, no início da madrugada desta quinta-feira (24). Eles fizeram um vídeo pedindo socorro à embaixada.

Entre os jogadores, está o santista Aluísio Chaves Ribeiro Moraes Júnior, mais conhecido como Junior Moraes. Ele é um dos brasileiros que pede ajuda pelas redes sociais para deixar a capital da Ucrânia com a família. Junior é naturalizado ucraniano e atua como atacante. Atualmente, joga pelo Shakhtar Donetsk e pela Seleção Ucraniana.

Junior Moraes jogou pelo Santos FC — Foto: Reprodução/Twitter/Santos FC

“Aqui estamos todos reunidos com as nossas famílias, hospedados em um hotel”, diz um dos jogadores em vídeo que está sendo divulgado pelas redes sociais. Segundo ele, a falta de combustível, com a fuga de milhares de moradores do conflito, fez com que eles ficassem presos na cidade. Além disso, as fronteiras e o espaço aéreo foram fechados. “Espero que a embaixada possa nos ajudar”, pede.

“Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil […]. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação”, desabafa uma das esposas dos jogadores.

Rússia x Ucrânia

A crise mais recente entre a Rússia e a Ucrânia teve início quando os russos começaram a acumular militares em regiões próximas da fronteira entre os dois países, já no fim de 2021. Inicialmente, os russos negaram que tinham pretensões de invadir o país vizinho. No entanto, em 21 de fevereiro, o presidente Vladimir Putin tomou duas decisões.

Na madrugada do dia 24 de fevereiro, ele ordenou a invasão do território ucraniano. Pouco após o anúncio da invasão feito por Putin, começaram relatos na imprensa de sons de explosões e artilharia nas cidades ucranianas de Kharkiv e Kiev, entre outras. Centros de comando militar nessas duas cidades foram atacados com mísseis, segundo disse uma fonte do Ministério do Interior a um site ucraniano. O aeroporto da capital foi esvaziado e teve os voos suspensos.

Tanques entram na cidade de Mariupol, na Ucrânia, após Putin ordenar uma invasão do país — Foto: Reuters/Carlos Barria

Lei marcial

O presidente Volodymyr Zenlensky pediu calma e adotou lei marcial – quando regras militares substituem as leis civis comuns de um país.

Veja a mensagem de Zelensky:

“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país. Há um minuto, tive uma conversa com o presidente Biden. Os EUA já começaram a unir o apoio internacional. Hoje cada um de vocês deve manter a calma. Fique em casa se puder. Nós estamos trabalhando. O exército está trabalhando. Todo o setor de defesa e segurança está funcionando. Sem pânico. Nós somos fortes. Estamos prontos para tudo. Vamos vencer todos porque somos a Ucrânia.”

Mapa mostra lugares onde há registro de ação militar russa na Ucrânia — Foto: g1

Informações G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

A Face oculta do trabalho

Ao procurar por uma vaga de operador de munck, muitos trabalhadores se deparam com exigências que, à primeira vista, podem parecer exageradas ou sem...

SMS convida população para participar nesta quinta-feira (28) da reunião do Comitê de Combate à Dengue

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) convida a população e toda sociedade civil para participar do Comitê...

Unidades de Saúde de Três Lagoas ajustam cronograma para vacinação contra febre amarela. Entenda o motivo

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, devido a desafios no abastecimento nacional da vacina contra...